Andamos no Lifan X60 com câmbio CVT

Jipinho chinês fica mais agradável de dirigir e competitivo com novo câmbio automático CVT

Por 25 de abr, 2016 · 4m de leitura.

A Lifan continua dando alguns passos na tentativa de se firmar no mercado brasileiro. Depois de fazer do jipinho X60 o chinês mais vendido no Brasil, aperfeiçoa o produto com a chegada de uma versão com câmbio automático do tipo CVT no segundo semestre.

Tivemos a oportunidade de andar com o modelo na China, que ainda passará por novas calibrações para chegar ao Brasil – e mesmo assim já mostrou qualidades.


O motor do jipinho ainda é o mesmo, o quatro-cilindros 1.8 a gasolina de 128 cv. A potência é equivalente à de motores 1.6 dos rivais, como o Ford EcoSport.

Esse câmbio automático CVT é bem confortável e faz as trocas sem solavancos. A relação de marchas é mais longa, o que funciona para a topografia plana do país asiático, mas que precisará de alterações para lidar com os aclives brasileiros.


O isolamento acústico é um pênalti do X60. Em uma pista de testes com piso irregular, era possível ouvir bem o ronco do motor tomar a cabine. A pista também permitiu ver que a suspensão não deixa a carroceria rolar muito em curvas, mas a amplitude dos amortecedores foi insuficiente para segurar o impacto em buracos, pois no retorno dos amortecedores ouvia-se a batida seca de final de curso.

Visualmente, o Lifan X60 está mais moderno, apesar de gerar dúvidas quanto ao bom gosto do visual. Duas barras horizontais cortam a grade que tem formato de colmeia. Os faróis principais têm nova disposição das luzes e os de neblina e os LEDs diurnos trocaram de posição. Já o para-choque dianteiro foi reestilizado e a isso se resumem as modificações.

Por dentro, a versão chinesa tem um acabamento que imita madeira no painel e que não oferece o requinte que deveria sugerir. As peças plásticas não são ruins, mas a falta de mescla de cores, deixa o interior sisudo e pouco convidativo.


Os preços ainda não foram definidos, mas devem ficar acima dos R$ 65.990 exigidos atualmente pela versão VIP com câmbio manual de cinco marchas e central multimídia.

Veja abaixo todas as novidades da Lifan para o Brasil nos próximos semestres: