TEXTO: TIÃO OLIVEIRA
FOTOS: NISSAN/DIVULGAÇÃO
San Diego, EUA – O March, primeiro compacto oferecido pela Nissan no Brasil, chega em um momento oportuno para a marca. Como é produzido no México, o hatch ficará de fora do recente aumento do IPI para importados. As vendas começam na próxima semana, no caso da versão 1.0 de 74 cv, a R$ 27.790 (1.0). A 1.6 (até 111 cv) estreia em cerca de 20 dias com preço a partir de R$ 35.890.
Esses valores colocam o March na disputa direta com modelos nacionais como o VW Gol, líder de vendas do segmento há mais de duas décadas, Fiat Uno, Chevrolet Celta e Ford Fiesta (leia mais na próxima página). Além de tabela abaixo da dos rivais, o Nissan é mais equipado. Todas as versões têm dois air bags frontais, travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e ar quente.
O visual está mais bem resolvido que o dos “irmãos” Tiida e Livina. Se bem que isso não pode ser considerado uma grande vantagem – os outros é que são muito feios. Com 3,78 metros de comprimento, o March tem dimensões bem próximas às dos concorrentes. Ele é 1 cm mais curto que o Celta e 3 cm mais largo que o Gol. Quanto ao espaço interno, seu entre-eixos é 7 cm maior que o do Uno. Como nos rivais, um terceiro passageiro viajará apertado. O bagageiro tem capacidade para 265 litros.
De modo geral, o acabamento agrada. O quadro de instrumentos tem fácil leitura e acima do porta-luvas há um pequeno nicho aberto onde é possível levar objetos como óculos, por exemplo.
Os plásticos do painel, bem como o volante, têm textura agradável ao toque. Os materiais de revestimentos dos bancos são simples, mas aparentam ser de boa qualidade.
Passado o período de lançamento, a Nissan espera vender entre 4 mil e 5 mil unidades do novato por ano no mercado nacional. Com isso, pretende dobrar os números de emplacamentos e chegar ao fim de 2011 com cerca de 10 mil unidades mensais – incluindo as do Versa, que estreia em novembro.
Viagem feita a convite da Nissan