Andamos no novo Audi Q8

Novo SUV de luxo da Audi, Q8 impressiona por dirigibilidade refinada e tecnologia a bordo; modelo chega ao País em meados de 2019 lotado de itens de série

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Audi Q8 chega ao País em 2019 Crédito: Foto: Audi

A Audi bem que demorou a entrar na onda dos SUV com perfil cupê. Mas quando resolveu apresentar seu primeiro produto do tipo, o Q8, fez bonito. O modelo de grande porte, baseado no Q7, chama atenção pelas linhas elegantes e muito melhor finalizadas que as de concorrentes como BMW X6 (o pioneiro no segmento) e Mercedes-Benz GLE Coupé. Com previsão de chegada ao Brasil em meados de 2019, o Q8 deverá custar ao redor dos R$ 500 mil, patamar ligeiramente superior ao do Q7.

A plataforma é a mesma do Q7, mas o novo utilitário é mais largo, baixo e ligeiramente mais curto que o “irmão”. Ainda assim, é um carro grande. Tem quase cinco metros de comprimento (4,99 m) e dois metros de largura. No entanto, ao vivo o modelo é bem menos “massudo” do que os números de tamanho podem sugerir. As linhas lembram bastante outros Audi recentes, como o Q2 e o novo A1, com vincos pronunciados e grade octogonal – a nova marca registrada dos SUVs da Audi.

As portas não têm moldura superior, como nos A5 e A7 Sportback, e dão um ar mais requintado ao Q8. As portas, aliás, têm sistema de fechamento suave, que sutilmente “suga” a porta para a posição fechada assim que o passageiro a encosta no batente.

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Tecnológico

Mas é no interior onde as maiores diferenças em relação ao Q7 aparecem. O Q8 traz o painel modernizado, já presente nos A8 e A6, com duas telas sensíveis ao toque no console que comandam todas as funções do carro. Além do aspecto moderno, o sistema é fácil de usar, a despeito da enorme quantidade de funções disponíveis.

Com layout semelhante ao de smartphones, a tela superior de 10,1 polegadas pode ser configurada para mostrar aplicativos da preferência do motorista e têm um confortável som de clique para confirmar a execução de qualquer comando na tela. Uma leve vibração da tela acompanha o ruído, tal qual num telefone celular.

A tela inferior, de 8,6 polegadas, tem uso prioritário para os comandos do ar-condicionado. No entanto, pode assumir funções de apoio à tela principal, como virar um teclado para o GPS.

Além das telas, vários comandos podem ser feitos por voz. O Q8 entenderá, por exemplo, se algum ocupante quiser aumentar a temperatura da cabine ou mesmo acionar o navegador em busca de um restaurante caso alguém diga “estou com fome” no interior.

Comum a outros Audi de topo, o modelo tem itens como controle de cruzeiro adaptativo, painel de instrumentos virtual e até sistema de visão noturna. O ACC ainda pode acompanhar as faixas da estrada sem que o motorista precise de fato aplicar força no volante – basta apoiar as mãos que o carro faz o resto.

O senão é que o Q8 ainda deixou de fora o sistema de condução semiautônoma de nível 3 oferecido no A8. Apesar do carro estar pronto para recebê-lo, a função ainda não foi habilitada. Com ele, o modelo seria capaz de navegar sozinho em situações de trânsito pesado, com menos intervenção do motorista.

Cabine refinada

Além de toda a eletrônica, o interior do Q8 é muito confortável. Espaçoso, o modelo tem três metros de entre-eixos, suficiente para abrir espaço mais do que suficiente para dois adultos no banco traseiro. Se a espuma dos bancos não é das mais macias, a firmeza sutil garante conforto em viagens longas.

O acabamento é primoroso e o Q8 esbanja materiais de alta qualidade na cabine. Há mistura de metais e madeira em algumas versões, e a finalização é das melhores. Mesmo o plástico usado nas partes mais baixas do painel inspira qualidade.

O interior também é bonito e um ambiente agradável. As linhas são limpas e, apesar do tamanho vasto, os comandos concentrados nas telas “despoluem” o interior do Q8. Há apenas quatro botões físicos e um giratório no console central.

Desempenho justo

Por enquanto, apenas uma motorização será oferecida por aqui. Um V6 de 3,0 litros que entrega 340 cv. O conjunto é auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts, que dá uma “ajudinha” ao V6 e o deixa ligeiramente menos econômico. Ele é capaz de manter os sistemas elétricos do carro funcionando por mais tempo e pode fazer o start-stop atuar antes mesmo do carro parar completamente. Numa desaceleração, a até 22 km/h o motor já pode ser desligado, economizando combustível.

Além disso, o motor funciona junto com a transmissão e permite o Q8 ter um modo “coasting” mais poderoso. Além de desacoplar a transmissão quando o carro percebe que não há necessidade de força, o propulsor é apagado por inteiro com o carro em movimento. Mas basta um toque no acelerador para tudo voltar a funcionar normalmente.

Em movimento, o Q8 não decepciona. Ainda que o V6 precise trabalhar bastante para entregar o desempenho esperado para o porte e preço do Q8, ninguém passará vergonha a bordo do modelo. O funcionamento é muito suave, assim como a entrega de força. O torque aparece em rotações baixas, enquanto o câmbio automático de oito marchas trabalha de forma quase imperceptível.

Q8 tem ótima dirigibilidade

No entanto, o melhor do Q8 não é acelerar em linha reta. O jipão brilha mesmo é nas curvas, graças ao excelente sistema de eixo direcional traseiro. O equipamento, de série em todos os Q8, aponta as rodas alguns graus na direção oposta às dianteiras em velocidades baixas, para melhorar manobras, ou na mesma direção quando o carro anda rápido, ajudando o comportamento dinâmico.

Nas estradas sinuosas do entorno de San Pedro de Atacama, no deserto chileno, o modelo supreendeu pela compostura diante de uma sequencia de curvas. Mesmo com cerca de 2.100 quilos na balança, o Q8 faz bonito e não passa qualquer insegurança, mesmo quando provocado. O sistema de tração integral também distribui a força do V6 entre as quatro rodas para que o modelo siga plantado no chão. A direção tem respostas rápidas e ajuda a disfarçar o peso elevado do modelo.

Prós

Dirigibilidade
Apesar do tamanho e peso, Q8 é ágil e passa segurança ao motorista mesmo em estradas sinuosas.

Contras

Desempenho
Motor V6 está longe de fazer feio, mas um pouco mais de potência não faria mal ao Q8.

Ficha técnica

Motor
3.0, V6, turbo, gasolina
Potência
340 cv a 5.000 rpm
Torque
51 mkgf a 1.370 rpm
Comprimento
4,99 metros
Entre-eixos
3,00 metros
Porta-malas
605 litros
Peso
2.145 quilos

O jornalista viajou a convite da Audi


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