Andamos no novo BMW 316i

Sedã mais acessível da marca custa R$ 119.950 e tem motor 1.6 turbo de 136 cv e 22,4 mkgf de torque

Por 25 de dez, 2013 · 4m de leitura.
Por fora, 316i não dá pinta de ser 'o mais barato'

Se seu sonho é ter um sedã da BMW, talvez agora ele tenha ficado um pouco mais próximo da realidade. A marca alemã lançou o 316i, nova versão de entrada do Série 3, com preço de R$ 119.950. O modelo já responde por cerca de 30% das vendas da linha e é R$ 10 mil mais barato que a opção intermediária, 320i.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook


++ Saiba tudo sobre a BMW

++ Conheça os carros que brilharam no cinema

A novidade tem motor 1.6 com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 138 cv. O torque é de 22,4 mkgf entre os 1.350 e 4.300 rpm.


Embora tenha nível tecnológico similar ao dos “irmãos”, falta agilidade ao 316i. Já nas primeiras acelerações, fica claro que o sedã não foi feito para empolgar o motorista. O que predomina no sedã é a suavidade na condução.

O motor trabalha alinhado ao bom câmbio automático de oito velocidades – o mesmo que equipa o restante da linha do Série 3. A transmissão é bastante precisa nas trocas de marcha, independentemente do modo de condução acionado por meio de seletor (esportivo, confortável ou econômico).

Nas curvas, o concorrente de Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 mostra comportamento bem equilibrado, mesmo com tração traseira – esta configuração de entrega de força, aliás, é uma característica de modelos da marca alemã. Para auxiliar o motorista, há sistemas eletrônicos de controle de tração e estabilidade.


O 316i ganha pontos quando o assunto é conforto, um trunfo dessa versão. Na cabine estão quase todos os atrativos que um modelo desse segmento pode oferecer. São de série volante multifuncional, bancos de couro com regulagens elétricas para motorista e passageiro da frente, tela de 6,5 polegadas que exibe funções do sistema multimídia, ar-condicionado digital com duas zonas e sensores de estacionamento – sem câmera de ré.

AGRADECIMENTO: EUROBIKE