Este ano está sendo muito importante para o Civic. Quase ao mesmo tempo, o Honda completou 45 anos de existência e 20 anos de produção nacional. A primeira unidade feita no Brasil – da sexta geração do sedã – saiu da linha de montagem da fábrica de Sumaré (SP) em outubro de 1997.
Nesta semana, demos uma volta rápida na primeira unidade do Civic nacional, que é praticamente uma cápsula do tempo. Guardado a sete chaves na fábrica da Honda em Itirapina (SP), que ainda não entrou em operação, o Civic de chassi 001 rodou pouco mais de 400 quilômetros em duas décadas.
O carro é da versão LX com câmbio automático de quatro marchas. Em 1997, a gama começava na opção LX-B, que nem ar-condicionado tinha, passava pela LX (também com câmbio manual) e chegava à de topo, EX, que também tinha as duas opções de câmbio.
O motor é um 1.6 de quatro cilindros e 106 cv de potência. Na época, a transmissão automática ainda era raridade no Brasil, restrita a modelos mais caros e não raro apenas nas versões de topo. Rivais do Honda como o Volkswagen Santana e o Fiat Tempra sequer ofereciam o opcional.
Mesmo considerando que se trata de um carro feito há 20 anos, a versão intermediária do Civic é relativamente simples. O acabamento é correto e a montagem, benfeita.
O Civic LX 2017 não tem a pompa de um Vectra ou Tempra, mas é um carro extremamente funcional. Há itens de conveniência como ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica, todos de série. Mas faltam air bags e freios ABS, opcionais na época – vinham de séria apenas na versão EX.
Rodando.
A despeito dos anos e do tempo parado, o quatro-cilindros do Civic 97 pega rapidamente no primeiro toque da chave. O zunido metálico do motor de partida, típico dos Honda antigos, é marcante e o 1.6 roda liso, mesmo ainda frio.
Com o câmbio na posição “Drive”, é hora de andar. Como as quatro marchas são bem longas, o desempenho não é o forte desse Civic. A até 50 km/h, praticamente apenas a primeira e a segunda marchas são utilizadas, enquanto o sedã deslancha sem pressa.
O comportamento do câmbio é típico de modelos mais antigos. As trocas de marchas ocorrem de forma lenta e basta o motorista tirar um pouco o pé do acelerador para a rotação cair para cerca de 1.500 rpm enquanto o Civic roda livre.
Todos os comandos funcionam perfeitamente, como se espera de um carro com apenas 400 quilômetros no hodômetro. Não há barulhos de acabamento e o ruído de motor e vento são contidos pelo bom revestimento acústico.
No evento para a imprensa com o modelo histórico, a Honda levou uma unidade da geração atual, a décima. Moderno e tecnológico, mostra o quanto o Civic (e o mundo) evoluiu. Mas não há como ficar indiferente ao carisma do “velhinho” pioneiro.
Honda Civic
Civic de sexta geração foi primeira unidade do modelo fabricada no Brasil.
Honda Civic
Civic de sexta geração foi primeira unidade do modelo fabricada no Brasil.
Honda Civic
Civic de sexta geração foi primeira unidade do modelo fabricada no Brasil.
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