
Marca cujo principal apelo é a segurança, a Volvo agora trabalha para ter carros mais competitivos diante das rivais alemãs no mercado de luxo. Nessa estratégia, o destaque é seu modelo de entrada, o V40, que em setembro ganhou uma versão mais em conta, a Kinetic. Ela chegou ao País por R$ 116.950, mas com preço promocional de R$ 99.950. Porém, sua tabela foi reajustada recentemente para R$ 122.950 – promocionalmente, sai por R$ 109.950.
Única da linha a ter motor 1.5 turbo, a opção Kinetic traz sete air bags, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, banco do motorista com regulagem elétrica, central multimídia com entradas USB e para iPod e tela de 7”, controles de estabilidade e tração e o City Safety. O sistema funciona quando o hatch está rodando a até 30 km/h, situação em que é capaz de freá-lo automaticamente, para evitar colisão com outro veículo.
Apesar da extensa lista de equipamentos, o que chama a atenção é o bom comportamento do motor de 152 cv e 25,4 mkgf, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Ele usa o mesmo bloco do 2.0 de até 245 cv das versões mais caras, mas tem curso de pistão menor, com mudança no virabrequim.
Com torque entregue já a 1.700 rpm e mantendo o pico até 4.000 rpm, há força sempre disponível para arrancadas e ultrapassagens, mesmo quando o carro está carregado. A transmissão faz trocas suaves, mas não muito rápidas. Para agilizar as mudanças, a opção é fazê-las manualmente, por meio da alavanca.
A direção elétrica tem três modos de assistência, ficando mais leve para fazer manobras e pesada em alta velocidade. Ainda assim, as respostas são lentas aos comandos do motorista.
Com suspensão do tipo McPherson na frente e independente atrás, o V40 é equilibrado em curvas e bom para lidar com pisos mal conservados, mas falta a ele a emoção que transmitem rivais como o BMW Série 1, que parte de R$ 157.950, ou o Audi A3, que começa em R$ 120.990.
O espaço é adequado para quatro adultos. Porém, o teto baixo incomoda quem vai atrás e tem mais de 1,80 metro de altura. O acabamento interno é de qualidade, mas de aspecto sisudo. O painel é o mesmo das versões mais caras, mas sem opção de trocar a cor do fundo.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 122.950
Motor – 1.5 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 152 cv a 5.000 rpm
Torque – 25,4 mkgf a 1.700 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Porta-malas – 324 litros
Peso – 1.554 quilos
FONTE: VOLVO
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic
Volvo V40 Kinetic