Além do Golf, há outras duas novidades na linha Volkswagen TSI. Uma é a tecnologia flexível para a Golf Variant (leia abaixo) e a outra é a nova opção de motor para o Tiguan.
Com o 1.4 TSI de 150 cv, o utilitário-esportivo feito na Alemanha parte de R$ 125.990. A diferença de preço em relação à versão 2.0, que era oferecida até agora, é de R$ 24 mil a menos.
A má notícia é que o “novo” Tiguan vendido no Brasil é, na verdade, o modelo antigo. No ano passado a Volkswagen lançou um jipe inteiramente novo, mas que ainda não chegou aqui.
Ao contrário do 1.4 TSI disponível no Golf e no Audi A3, flexível, o do Tiguan é apenas a gasolina. A explicação da Volkswagen é que o 1.4 bicombustível está apenas nos modelos que utilizam a plataforma MQB (o que não é o caso do Tiguan “antigo”). A outra razão é que a versão 1.4 vem da Alemanha.
Além da cilindrada menor, a nova opção do Tiguan vem com tração 4×2. A 4Motion é exclusiva da configuração 2.0. O modelo utiliza câmbio automatizado com seis marchas e dupla embreagem (DSG).
Andando. Por causa do motor e da tração só na dianteira, o Tiguan 1.4 é 84 quilos mais leve que o 2.0. E a nova versão não desaponta.
Embora não tenha o ímpeto dos 200 cv do 2.0 nas acelerações, o utilitário mostrou boa desenvoltura. Os 150 cv de potência e os 25,5 mkgf de torque dão conta do recado.
Nas saídas, o Tiguan 1.4 apresenta leve titubeada durante o tempo necessário para o turbo encher. Depois disso, o VW deslancha e faz você esquecer que está dirigindo um carro 1.4. Para acelerar de 0 a 100 km/h são 9,2 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h, de acordo com a fabricante.
O que não dá para esquecer é que o Tiguan está desatualizado. O acabamento é bom, mas o estilo já começa a cansar. O espaço para passageiros é bom. Já o porta-malas aparenta ter menos que os 470 litros nominais.
No visual, a versão 1.4 tem sutis diferenças em relação à 2.0. É o caso do acabamento preto nas barras de teto, molduras de janelas e laterais.
O revestimento interno é de tecido, e o ar-condicionado, analógico. A lista de itens de série, atraente, inclui seis air bags, volante multifuncional revestido de couro, freio de estacionamento eletromecânico e sistema multimídia com tela que permite espelhamento de celulares, entre outros equipamentos.
Na lista de opcionais há rodas de liga leve de 18 polegadas (as de série têm 17”), ar digital de duas zonas, chave presencial, partida por botão, câmera atrás, etc.
Golf Variant. A principal novidade da linha 2017 do Golf Variant, que começa a ser vendida em outubro, é a tecnologia flexível para o motor 1.4 turbo, que ganhou 10 cv e agora gera até 150 cv. Com isso a perua produzida no México acompanha as mudanças feitas no Golf nacional, no começo deste ano, mas também sofreu algumas “baixas”.
Assim como o hatch médio, perdeu a suspensão traseira independente (agora, o sistema traz eixo de torção), e o câmbio automatizado de dupla embreagem foi substituído pelo automático convencional.
Serão duas versões: Comfortline, tabelada a R$ 101.880, e Highline, a R$ 113.290. A Volkswagen produz o motor flexível em São Carlos, no interior de São Paulo, e o envia para a fábrica de Puebla, no México, onde é montado nas unidades que virão ao Brasil.
Um dos pontos fortes da Golf Variant é a dirigibilidade. Ao volante, o comportamento é muito semelhante ao do hatch, e praticamente não se notam os 30,7 cm a mais no comprimento. Além disso, seu porta-malas tem 605 litros, ante 313 l no Golf.
Em termos de tecnologia, um dos destaques é o sistema de frenagem automática após um acidente. Na hipótese de colisão que tenha deflagrado os air bags (sete, de série), os freios são acionados automaticamente. Isso evita que, caso o veículo fique desgovernado após o primeiro impacto, algo bastante comum, cause outros acidentes.
A versão Comfortline traz start&stop, que desliga e religa o motor sozinho em paradas de semáforo, por exemplo, controles de tração e estabilidade e teto solar (opcional). A Highline tem até assistente de estacionamento (entrada e saída) e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática.