Você está lendo...
Andamos nos quatro modelos da SsangYong, marca que está voltando ao País
Avaliação

Andamos nos quatro modelos da SsangYong, marca que está voltando ao País

Marca sul-coreana SsangYong promete retornar ao Brasil no ano que vem. Veja como se comportam os quatro modelos que devem ser vendidos

José Antonio Leme

26 de nov, 2017 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

SsangYong
Crédito:SsangYong deve voltar ao mercado com quatro modelos no ano que vem. Foto: SsangYong

A sul-coreana SsangYong retorna ao País três anos após deixar o mercado. Agora, reestreia com os modelos Actyon Sports, Tivoli, Korando e XLV, prometidos para o primeiro trimestre de 2018 – todos terão duas versões de acabamento, que devem se diferenciar por itens como rodas e teto solar.

Os utilitários-esportivos compactos XLV e Tivoli dividem plataforma e mecânica. O motor é 1.6 a gasolina de 128 cv e 16,3 mkgf e o câmbio, automático de seis marchas.

Os números são bons, mas na prática a entrega do torque é tardia (a 4.600 rpm). Isso deixa as respostas “mornas” em rotações baixas e no uso urbano.

Publicidade


No XLV, que pesa 40 kg a mais que o Tivoli, a sensação é pior. Colabora com isso maior balanço traseiro. Sua vantagem é o porta-malas, de 720 litros.

O Tivoli agrada pelos bons acertos de suspensão e direção, mesmo rodando em piso ruim. Os dois têm bom acabamento e mimos como partida sem uso de chave, três modos de condução (esportivo, normal e conforto), que mudam a assistência da direção, e ar-condicionado de duas zonas.

Os preços do Tivoli devem ficar entre R$ 85 mil e R$ 100 mil e os do XLV, entre R$ 90 mil e R$ 105 mil, segundo a marca.


O jipinho Korando e a picape Actyon Sports terão motor 2.2 turbodiesel de 178 cv e 41 mkgf e câmbio automático de seis marchas. O quatro-cilindros é silencioso e trabalha com suavidade e a transmissão garante boas respostas quando o motorista pisa mais forte no acelerador.

Nos dois, a tração será 4×4 – a picape também terá reduzida. No Korando, haverá ainda diferencial com bloqueio central, que envia 50% da força para cada eixo. A suspensão é bem ajustada e a carroceria se mantém firme em curvas.

O interior do utilitário é bem acabado e, embora as linhas não sejam inovadoras, não chegam a desagradar. Há espaço para quatro adultos viajarem com conforto. A tabela deverá ficar entre R$ 135 mil e R$ 150 mil.


A picape Actyon Sports foi reestilizada, mas ainda assim o visual pode não agradar a todos. O interior, por sua vez, tem muito a melhorar e parece ter sido projetado por pessoas com ideias muito diferentes. As partes do painel não “conversam” entre si e fica difícil entender o objetivo do conceito.

Nos bancos da frente o apoio de lombar é muito avançado. Isso incomoda e cansa os ocupantes e não há opções de ajuste. A direção é lenta e anestesiada em curvas. A suspensão “joga” a frente para cima após a Action Sports passar em buracos.

A picape utiliza estrutura monobloco, assim como a Toro. Mas, enquanto a Fiat pode carregar uma tonelada de carga, o da SsangYong leva 750 kg. A Actyon Sport terá preços entre R$ 120 mil e R$ 135 mil, de acordo com a fabricante.


Deixe sua opinião