Andamos primeiro no kart do Desafio das Estrelas

Por 13 de jan, 2013 · 4m de leitura.

Rafaela Borges / PENHA, SC

Fernando Alonso e Felipe Massa não tinham ideia do que os esperava. Foi o Jornal do Carro que estreou o kart que disputará o Desafio Internacional das Estrelas na pista do Beto Carrero World, em Santa Catarina. A largada da última prova será hoje, às 11h. Além dos pilotos da Ferrari, estarão na pista grandes nomes do automobilismo, como o japonês Kamui Kobayashi.


O modelo que está sendo usado pela primeira vez na competição é o mesmo do Mundial de Kart. Traz motor de dois tempos (os disponíveis para locação em kartódromos da capital, por exemplo, usam o de quatro tempos) com 125 cm³.
Feitos pela italiana Art Grand Prix, são idênticos para todos os pilotos. Por isso, é preciso fazer ajustes como nas distâncias de pedal e volante, além do banco, antes de ir para a pista.

Os 32 cv de potência podem parecer pouco, mas fazem um belo trabalho em um veículo que pesa cerca de 80 quilos. “Ele acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos”, diz o piloto Ruben Carrapatoso, representante da Art Grand Prix.

O desempenho podia ser ainda melhor, mas o kart traz uma carenagem grande, com cerca de 10 quilos – as do Mundial pesam 3 quilos, aproximadamente. “É para dar um charme ao modelo e também espaço aos patrocinadores”, afirma Carrapatoso.


Na reta do kartódromo com traçado de 1.244 metros, o conjunto surpreendeu. A impressão era de que o kart iria decolar. De acordo com Carrapatoso, no fim da primeira curva, antes do ponto de frenagem, dá para alcançar cerca de 120 km/h.

Como a posição de guiar é bem próxima ao chão e o piloto sente todos os impactos com o piso – além da crescente vibração no volante quando se acelera -, a sensação é de que a velocidade é bem superior à real.

Como nos karts “comuns”, não há transmissão, apenas pedais para acelerar e frear, o que facilita a condução. Os pneus, com rodas de 4”, são lisos e oferecem boa aderência. A direção é bastante dura e, já na segunda volta deu para sentir confiança e entrar em curvas – o circuito tem 12 – acelerando forte.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)