Proporcionalmente, o número de recalls de montadoras realizados no Brasil neste ano já supera o registrado em 2013, que teve o recorde de 65 convocações de carros de passeio, comerciais leves e motocicletas, média de 32,5 por semestre. Em 2014, já são 40 chamados.
Destes, 13 foram anunciados a partir do fim de maio, totalizando 481.466 veículos.
Direitos e deveres. O recall é obrigação da montadora. Deve ser realizado quando for constatado no veículo, após sair da linha de montagem, defeito de fábrica que represente risco à saúde e à segurança do cliente.
De acordo com o Procon, a empresa deve convocar os proprietários assim que o defeito for constatado. O chamado é feito por carta e a empresa deve divulgá-lo nos meios de comunicação. O serviço tem de ser realizado gratuitamente. Não há prazo final para o atendimento.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Maserati vai limitar vendas globais
“A montadora é responsável por eventuais acidentes com o veículo mesmo que o cliente não leve o carro ao recall”, diz o advogado especialista em direito do consumidor Vinicius Zwarg. “Isso porque colocou produto defeituoso no mercado.” Porém, ele fala que esses chamados não devem ser vistos de forma negativa. “Mostram que a empresa é preocupada.”
Chamados. Em 20 de maio, foram convocados dez modelos da Chevrolet (Agile, Celta, Classic, Cobalt, Cruze Sport6, Cruze sedã, Montana, Onix, Prisma e Spin) para a troca do filtro de combustível, uma ação que envolve 238.600 veículos. No início de junho, 2.869 unidades do sedã Malibu foram chamadas para verificar o chicote do módulo eletrônico da carroceria. Nesta semana, 410 Agile e 5.092 Montana foram convocados por problemas no air bag.
O equipamento também foi motivo para o recall de 148 Nissan Pathfinder na última semana. Já a Mitsubishi chamou donos de 1.481 Outlander por defeitos no sistema de direção.
Há duas semanas, a Ford anunciou recall para mais de 176 mil Fiesta Rocam, para substituir a válvula e o tubo do hidrovácuo do freio.
A BMW fez a convocação para oito modelos (Série 1, Série 3, Série 5, X1, X3, X5, X6 e Z4, em 16 versões) para a troca dos parafusos responsáveis por regular a pressão das válvulas do motor quatro dias depois de chamar donos do X5 para trocar a fechadura das portas traseiras.
Da Hyundai, estão convocados 26.681 ix35, enquanto a Lifan chama 607 X60. A Honda, por sua vez, realiza recall de modelos Civic e CR-V fabricados de 2001 a 2003. Entre as motos, a BMW convocou 757 R 1200 GS. Da Harley-Davidson, há recall para 760 Road King Classic, Street Glide e Ultra Limited.