Você está lendo...
Aplicativos movimentam aluguéis de carros entre pessoas
Notícias

Aplicativos movimentam aluguéis de carros entre pessoas

Sem frota própria, plataformas como o moObie permitem locação de veículos entre os usuários

Redação

03 de fev, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

aplicativo
KEINY ANDRADE/ESTADÃO
Crédito:

Há cada vez mais opções para dirigir em grandes cidades mesmo sem um carro na garagem. Para quem não quer ter as habituais despesas de um automóvel, uma alternativa é alugar veículos de outras pessoas de acordo com a necessidade. Do outro lado, os proprietários que não desejam se desfazer do seu bem passam a ter uma fonte de renda.

Plataformas como o moObie, o Parpe e o Olacarro ajudam a unir as duas pontas. São aplicativos de aluguel de veículos de pessoas para pessoas. Esses apps são diferentes do Zazcar e do Zipcar, que trabalham com frotas próprias de automóveis para locação.

O moObie, por exemplo, hoje conta com 40 mil usuários cadastrados em 15 cidades brasileiras. Os carros podem ser alugados a partir de uma diária. O tempo de locação precisa ser combinado entre as partes antes da retirada do veículo.

Publicidade


COMO FUNCIONA

Para se cadastrar no aplicativo, é necessário fornecer o número do cartão de crédito e a CNH pelo celular. Aqueles que desejam registrar o seu veículo passam por um processo de validação do app com o Detran/Denatran. A empresa verifica a vigência do seguro e segue outros critérios de elegibilidade. Automóveis com mais de dez anos e mais de 100 mil km rodados não são aceitos na rede.

Apesar de cada carro precisar de seguro individual, a seguradora do moObie é a responsável em caso de sinistro. Além disso, multas e infrações são direcionadas aos usuários que cometerem as irregularidades, não aos proprietários.

O Parpe e o Olacarro seguem critérios parecidos. Em ambos, os automóveis podem ser alugados a partir de uma diária e o tempo de permanência é acordado entre os usuários. O Parpe garante cobertura da seguradora Mapfre durante o período de locação. De acordo com a empresa, os proprietários de carros cadastrados recebem em média R$ 95,20 por dia com os aluguéis.


Durante a locação no Olacarro, o contrato de seguro da empresa substitui o do veículo do proprietário. Em caso de roubo ou danos, a plataforma garante que o “seguro Olacarro fará a cobertura, se as regras forem cumpridas”. Segundo o aplicativo, um usuário pode ganhar uma média de R$ 1 mil por mês alugando todos os finais de semana.

Deixe sua opinião