.jpg)
Após um ano de meticulosa restauração feita pelo PoloStorico Lamborghini, uma unidade do esportivo 350 GT iniciou sua “segunda vida” dando várias voltas no autódromo de Modena, Itália, especialmente reservado para a (re)estreia do carro de chassi número 121.
Na pista, o novo dono percorreu 80 quilômetros com o veículo, que demonstrou as mesmas características originais (acompanhe no vídeo abaixo).
Antes de chegar a esse momento, no entanto, o 350 GT foi submetido a mais de 1.150 horas de especialistas na reconstrução da carroceria e do interior. A mecânica e a parte elétrica demandaram outras 780 horas de trabalho, segundo informações do PoloStorico, departamento de restauração da própria Lamborghini.
A unidade restaurada foi uma das 15 primeiras a serem produzidas pela Automobili Lamborghini, e possuía características que depois foram mudando conforme a produção do 350 GT foi evoluindo. Por isso, foi necessário pesquisar a história das alterações para reproduzir no modelo todas as suas peças originais.
O chassi e as peças da carroceria retomaram as formas e geometria originais. Do mesmo modo, motor, sistema de refrigeração e freios passaram por um completo retrabalho.
O interior de couro preto foi refeito, usando os métodos clássicos de trabalho da época. O rádio é original e funciona tão bem como em 1964, data de fabricação do carro.
A carroceria foi repintada no mesmo tom branco, e usando a mesma fórmula e técnica dos anos 60. Foram empregadas 22 camadas de tinta, e as rodas foram restauradas e autenticadas pelo fornecedor orignal, Ruote Borrani, de Milão. Elas receberam novos pneus Pirelli Cinturato 205/15, como no modelo original.
O protótipo 350 GTV foi apresentado pela primeira vez no Salão de Turim de 1963, e deu origem ao 350 GT, mostrado no ano seguinte, no Salão de Genebra, na Suíça, já como modelo de produção.
O esportivo tem motor 3.5 de 12 cilindros de alumínio, que gerava 270 cavalos. O câmbio de cinco marchas era da ZF e a suspensão era independente nas quatro rodas.
Para muitos entusiastas, o 350 GT permanece como o mais elegante entre os modelos da marca italiana.
Esta é a quarta restauração completa feita pelo PoloStorico da Lamborghini, seguido de um Miura, um LM002 e um Countach.