RAFAELA BORGES
O argumento do governo para aplicar a alta de 30 pontos porcentuais ao IPI para importados foi incentivar a indústria automobilística nacional. No entanto, ao se observar a lista dos estrangeiros mais vendidos do País, nota-se predominância de veículos produzidos na Argentina, isentos da alíquota que entrou em vigor no dia 16 de dezembro.
Conforme o ranking divulgado pela Fenabrave, federação das associações de concessionárias, entre os 50 modelos mais vendidos no Brasil apenas cinco estão no grupo que passou a pagar IPI maior. Já os produzidos no México – também sem alta de IPI – e Argentina são nove.
Também não recolhem os 30 pontos porcentuais extras os modelos feitos no Uruguai. Na prática, o IPI maior recai sobre europeus, asiáticos, norte-americanos e canadenses.
Na lista dos dez mais vendidos, seis estão isentos da alta do IPI. Os outros quatro têm de recolher o imposto maior.
O carro importado mais vendido no acumulado de janeiro a novembro foi o argentino Chevrolet Agile, com 66.707 emplacamentos. O segundo lugar é do sul-coreano Hyundai i30.
CONFIRA O RANKING (JANEIRO A NOVEMBRO)
1º Chevrolet Agile – argentino
2º Hyundai i30 – sul-coreano
3º Ford Focus – argentino
4º Renault Clio – argentino
5º Kia Cerato – sul-coreano
6º Volkswagen SpaceFox – argentino
7º Kia Soul – sul-coreano
8º Volkswagen Jetta – mexicano
9º JAC J3 – chinês
10º Citroën C4 – argentino