A Argentina já se prepara para tentar retomar a vida após a quarentena. A Acara, associação que representa os concessionários no país vizinho, criou um protocolo sanitário para ser obedecido pelas revendas. A associação é o equivalente a Fenabrave no Brasil.
Com uma flexibilização da quarentena sendo preparada a partir de 13 de abril, a associação se prepara por causa da possibilidade das concessionárias serem incluídas no decreto do presidente Alberto Fernández, que ainda não foi divulgado.
No “manual” divulgado pela Acara, estão instruções e medidas de segurança e higiene que devem ser tomadas para evitar contágios no local de trabalho e conseguir reduzir o risco de transmissão. A curiosidade é que o material está em inglês. Isso porque ele foi, originalmente, escrito pela NADA, a Fenabrave dos Estados Unidos. E está, basicamente, sendo adaptado para uso local no país.
Entre os itens que estão no protocolo há indicações de como higienizar carros que ficam no showroom e os que serão entregues ao cliente após uma venda concretizada. O manual traz ainda uma série de itens de limpeza que são conhecidos pela eficácia em combater vírus.
“Retirar revistas e folhetos das salas de espera para evitar que várias pessoas manuseiem o mesmo objeto” é uma das sugestões do manual que fogem do pensamento usual. Outras, ainda menos ortodoxas, são “guardar os controles remotos das TVs e bloquear os botões físicos para que as pessoas não consigam mudar de canal ou alterar o volume”.
A Fenabrave não respondeu a reportagem se está programando ou desenvolvendo um projeto equivalente ao da Acara.