As vendas no varejo são o verdadeiro termômetro do gosto do consumidor brasileiro. E, descontadas as vendas no atacado (feitas diretamente da montadora para empresas, e que dependem de bons contratos e condições), o ranking de emplacamentos tem algumas mudanças. Em agosto, o fato que mais chamou a atenção foi a presença do Argo na terceira posição.
Em seu terceiro mês completo de vendas, o novato da Fiat já passa a impressão de ter caído no gosto do povo. Com 3.760 emplacamentos provenientes de vendas no varejo, ele já começa a se aproximar de um dos rivais, o Ka. O modelo da Ford foi o quarto mais vendido no varejo, com 4.536 emplacamentos.
No ranking geral de vendas – que soma atacado e varejo (veja na galeria abaixo) – o Argo é apenas 17º. O Ka é terceiro.
Nos dois primeiros lugares, as posições são iguais às do ranking geral. O Onix foi o mais vendido (11.785 emplacamentos), seguido pelo HB20 (7.920).
O terceiro lugar ficou com o Prisma (4.660). O HR-V tem praticamente uma posição cativa no ranking de varejo, a quinta. Ele manteve essa colocação em agosto, com 3.859 emplacamentos.
O Corolla foi o sétimo colocado (3.534) e o Etios, o oitavo (3.521). Gol (3.229) e Compass (3.031), o décimo.
O Gol, aliás, é o destaque negativo da lista. O ex-líder do mercado brasileiro cada vez mais perde apelo junto ao consumidor. O carro, nos últimos meses, vem se sustentando nas vendas diretas – por isso, no ranking geral, ainda fica nas cinco melhores posições.
Com a chegada do Polo, em novembro, a tendência é que o Gol perca ainda mais consumidores.
FIAT: NA CONTRAMÃO DO ARGO
Se o Argo começa a fazer sucesso junto ao consumidor final, o mesmo não se pode dizer dos outros carros de sua montadora, a Fiat. A maioria perde o brilho quando são descontadas as vendas no atacado, o que acaba derrubando a fabricante no ranking de vendas.
O Mobi, por exemplo, é oitavo no ranking geral – e também o Fiat mais emplacado do Brasil em agosto. Já na lista que inclui só as vendas no varejo, ele ocupou apenas a 20ª colocação.
Entre as picapes, a Hilux, terceira mais vendida no geral, é a primeira colocada. Ela fica à frente da Toro. A Toyota teve 2.385 emplacamentos, ante os 1.175 da Fiat.
Já a Strada, que no geral foi líder das picapes, no varejo ocupa apenas o sétimo lugar dessa lista. Somente 480, das mais de 5 mil unidades emplacadas, são resultado de vendas feitas nas concessionárias para o consumidor final.
Com isso, a Fiat é apenas quinta colocada no ranking de vendas no varejo – ante o segundo lugar obtido na lista geral. A líder é a Chevrolet e a vice-liderança passa a ser ocupada pela Hyundai.
A Toyota cresce bastante nesse ranking, ocupando a terceira posição. Já a Volkswagen cai da terceira para a quarta colocação.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO
20º FIAT UNO
3.539 UNIDADES
19º TOYOTA ETIOS
4.034 UNIDADES
18º VOLKSWAGEN VOYAGE
4.063 UNIDADES
17º FIAT ARGO
4.075 UNIDADES
16º VOLKSWAGEN SAVEIRO
4.085 UNIDADES
15º JEEP COMPASS
4.195 UNIDADES
14º HYUNDAI CRETA
4.379 UNIDADES
13º HONDA HR-V
4.419 UNIDADES
12º JEEP RENEGADE
4.576 UNIDADES
11º FIAT TORO
4.793 UNIDADES
10º FIAT STRADA
5.108 UNIDADES
9º VOLKSWAGEN FOX
5.182 UNIDADES
8º FIAT MOBI
5.363 UNIDADES
7º RENAULT SANDERO
6.064 UNIDADES
6º TOYOTA COROLLA
6.679 UNIDADES
5º VOLKSWAGEN GOL
6.824 UNIDADES
4º CHEVROLET PRISMA
7.412 UNIDADES
3º FORD KA
7.631 UNIDADES
2º HYUNDAI HB20
10.377 UNIDADES
1º CHEVROLET ONIX
18.513 UNIDADES