José Antonio Leme

14/02/2018 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 15/02/2018 | 14:22

Argo x Polo: duelo de carros 1.0

Comparativo entre versões 1.0 é o tira-teima do duelo Argo x Polo. Confira qual venceu

Comparativo entre versões 1.0 é o terceiro Argo x Polo realizado pelo Jornal do Carro Crédito: JF Diorio/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Argo x Polo continua sendo a disputa do momento. E este tira-teima, entre as versões 1.0, era o que faltava na disputa entre os dois carros. No comparativo de opções de topo, o Polo levou a melhor. Entre as intermediárias, o Argo deu o troco. Agora, as configurações de entrada se enfrentam com nova vitória do Polo.

Leia outros comparativos do Jornal do Carro

O Volkswagen Polo, apesar de ser R$ 2.200 mais caro (R$ 49.990), se deu bem por ter melhor dirigibilidade e vir mais equipado. O Fiat Argo (R$ 47.790) tem suas qualidades e vendeu caro a derrota. Em termos de manutenção e seguro, por exemplo, deu empate técnico.

Continua depois do anúncio

Ambos têm direção elétrica, ar-condicionado e ajuste de altura do banco do motorista. Só o Polo sai de fábrica com quatro air bags, rádio com entrada USB, vidro elétrico nas quatro portas e alarme.

O Argo só traz dois air bags. O rádio e os vidros elétricos traseiros são opcionais, enquanto o alarme é um acessório. A seu favor, há o ajuste de altura do volante e o start-stop.

O 1.0 do Polo rende até 84 cv e 10,4 mkgf e tem 12 válvulas. Já o do Argo, com tem até 77 cv e 10,9 cv, conta com seis.
Na prática, o Argo arranca e retoma velocidade melhor. Por isso, na cidade, é mais ágil. Contudo, o Polo é mais suave e gera menos ruído e vibração, além de ser melhor em velocidade de cruzeiro na estrada.


O câmbio, manual de cinco marchas em ambos, é melhor no Polo, que traz engates mais justos e precisos. O do Argo é bem superior ao da maioria dos Fiat, mas, ante o do Volks, ainda tem engates longos.

O ajuste de suspensão do Fiat é bom. O Argo lida bem com buracos e imperfeições da via, mas a carroceria rola bem mais que a do Polo nas curvas. O Volkswagen é mais firme e estável, mas, se o piso for muito ruim, a tendência é transferir para os ocupantes.

A direção é mais direta no Polo, com respostas mais rápidas. As do Argo, porém, não chegam a ser anestesiadas.


Veja mais: detalhes da galeria

ARGO X POLO: VIDA A BORDO

No visual, o Polo sofre do mesmo mal de toda a linha VW, que é a falta de um estilo empolgante e individual. Não à toa, dizem que ele parece o Gol, ainda que o segundo olhar mais atento mostre as diferenças. Já o Argo tem identidade e beleza, com linhas próprias, apesar de ser “irmão” em aparência do sedã Cronos.

Por dentro, a lógica segue a mesma para Polo e Argo. O hatch da Volkswagen busca o básico, não ousa nas linhas e o acabamento é, de longe, o ponto mais fraco do carro.

As peças plásticas dão uma aparência de pobreza ao interior do veículo e ficam aquém do que se espera. O lado bom é que há boa quantidade de porta-objetos e tudo está à mão. Entre os destaques, o carro tem suporte de celular no painel.


No Argo, mesmo a versão de entrada traz detalhes cromados no painel e volante, que fazem uma diferença no visual. Os plásticos também são duros, mas há uma textura mais agradável ao toque.

 


 

Os porta-objetos são amplos e estão bem colocados.

O painel de instrumentos do Polo aposta em ponteiros para a temperatura e combustível e traz os números ímpares, facilitando a visualização.


O espaço para quem vai atrás é bom em ambos, mas um pouco melhor no Polo – graças ao modo que o assento é inclinado. Há mais espaço para os joelhos e pessoas de até 1,80 metro vão com conforto atrás. O espaço para o quinto ocupante é mais satisfatório no VW.

 


Notícias relacionadas

Notícias

Stellantis apresenta novos modelos durante Agrishow; veja quais

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS