A Caoa Chery está lançando hoje (30) no Brasil o Arrizo 5e, o primeiro sedã elétrico do País. O modelo vem importado da China, e chega custando R$ 159.900. Numa primeira fase será oferecida para frotistas e locadoras. A partir de janeiro, será vendido ao público geral.
O carro será comercializado primeiramente em São Paulo, a partir de outubro. No início do ano que vem, ele deverá estar à venda também no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. De acordo com a empresa, o Arrizo 5e tem autonomia 332 km. O sedã vem com cabo para recarga, ao contrário do Renault Zoe.
O motor elétrico gera o equivalente a 122 cv de potência e 28,1 mkgf de torque. Como comparação, o modelo flexível tem pouco mais de 19 mkgf de torque. O sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. A velocidade máxima é de 152 km/h.
De acordo com a empresa, o sedã chega à máxima de 152 km/h, no modo esporte. Além dele, há ainda dois modos Eco e Eco+. Este último reserva uma quantidade de energia para emergências. A Caoa Chery informa que o Arrizo 5e tem custo de R$ 0,09 por km, cerca de 1/3 do custo do mesmo carro com motor a combustão, quando abastecido com etanol (R$ 0,29).
Um dos destaques do Arrizo 5e é a possibilidade de escolher quanto de energia será recuperado nas frenagens. Essa eletricidade é enviada às baterias instaladas sob o assoalho. Com toques na tela localizada no console central, o motorista pode optar entre cinco níveis de ajuste. No 1 (a menor interferência), o carro fica mais “solto”. Com o nível 5 acionado, a redução de velocidade quando se tira o pé do acelerador é instantânea. Isso porque o sistema passa a funcionar como um dínamo.
Segundo a Caoa Chery, as baterias pesam 390 kg. São 98 células, que fornecem 357 Volts. No total, o carro tem 1.520 kg. A empresa informa que a capacidade do porta-malas, 430 litros, é a mesma do modelo com motor flexível, que permanece à venda.
O sedã vem com teto solar, freio eletromecânico, ar-condicionado digital, chave presencial, bancos com imitação de couro e rodas aro 16. O Arrizo 5e vem com uma grande tela central de 10”, que fica na vertical, como nos carros da Volvo.