Recém-lançado no País, o Up! I-Motion passou a ser o modelo mais barato do mercado sem pedal de embreagem. Com carroceria de duas portas, o Volkswagen parte de R$ 30.990, no caso da versão Move com câmbio automatizado de cinco marchas.
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O hatch é o único carro feito no Brasil que pode unir motor 1.0 a esse tipo de transmissão. Até então, o mais barato era outro VW: o Gol 1.6, a partir de R$ 39.350. Com caixa automática, o menor preço sugerido é para o Kia Picanto. Importado da Coreia, o subcompacto deixou de ser vendido com câmbio manual e agora parte de R$ 44.900.
No Brasil, há várias opções de veículos, entre hatches, sedãs, peruas, utilitários-esportivos e picapes sem o terceiro pedal. As transmissões podem ser automáticas convencionais, de relações continuamente variáveis (CVT) e automatizadas. Listamos as 10 mais em conta divididas por categoria. Veja também a lista com as 60 mais em conta.
VW Up! I-Motion – R$ 30.990
Compacto é o primeiro carro com motor 1.0 feito no Brasil a receber transmissão automatizada – de cinco marchas. Seu três-cilindros gera até 82 cv. A versão mais em conta é a Move com carroceria de duas portas. Comparada à opção com câmbio manual, a I-Motion é R$ 2.700 mais cara.
VW Voyage I-Motion – R$ 43.800
O sedã compacto tem transmissão robotizada de cinco velocidades e motor 1.6 de até 104 cv. Trata-se do mesmo conjunto utilizado no hatch Gol e na perua SpaceFox. Para comparação, a tabela da versão com câmbio manual é cerca de R$ 3 mil mais em conta que a automatizada.
Fiat Punto Dualogic – R$ 47.130
Disponível apenas nas versões com motor 1.6 (de até 117 cv) do mineiro, o sistema automatizado da marca italiana tem cinco marchas e está na segunda geração. Dos hatches premium à venda no País, o Fiat é o mais barato entre os que não exigem que o motorista troque de marcha.
Volkswagen Polo I-Motion – R$ 51.570
A tabela do Polo vem sendo reduzida sistematicamente para tornar o compacto mais atrativo. Mesmo assim, com câmbio I-Motion e motor 1.6 de até 104 cv, o sedã premium se destaca pouco diante da concorrência. O Chevrolet Cobalt 1.8 automático, por exemplo, parte de R$ 51.790.
Fiat Idea Dualogic – R$ 51.620
Oferecido como opcional, assim como nos hatches Punto e Bravo, o sistema é o mesmo dos demais modelos da marca. No monovolume custa cerca de R$ 3 mil e pode vir associado ao motor 1.6 ou ao 1.8. Seu rival mais próximo é Nissan Livina, que, com a caixa CVT, parte de R$ 52.090.
VW SpaceFox I-Motion – R$ 55.060
A perua reina praticamente sozinha no segmento, uma vez que a Fiat só oferece a opção Dualogic na versão Adventure da Palio, com tabela acima dos R$ 60 mil. A transmissão automatizada é acoplada ao motor 1.6 de até 104 cv e acrescenta cerca de R$ 3 mil ao preço de tabela do modelo.
Chery Tiggo – R$ 57.990
Montado no Uruguai, o utilitário-esportivo da marca chinesa é disparado o mais em conta de sua categoria. Entre os pontos negativos, é o único da turma com câmbio automático de quatro marchas. Seu motor 2.0 a gasolina gera 138 cv e a versão com caixa manual é cerca de R$ 5 mil mais barata.
Fiat Bravo Dualogic – 65.180
O hatch médio traz a mesma transmissão do “irmão” menor, Punto. Acoplada ao motor 1.8 de até 132 cv, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos, de acordo com a fábrica. Há aletas no volante para trocas de marcha nas versões Absolute (de série) e Sporting (opcionais).
Nissan Sentra CVT – R$ 67.390
Importado do México, o sedã com câmbio de relações continuamente variáveis é o mais em conta entre os médios disponíveis no Brasil. Com motor 2.0 de até 140 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Dos concorrentes, o Peugeot 408 automático tem o preço mais próximo: R$ 67.990.
Kia Optima – R$ 107.900
Com motor de 2,4 litros a gasolina e 180 cv, o sedã grande sul-coreano traz câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais na alavanca e volante. Por cerca de R$ 10 mil de diferença, há rivais como o francês Peugeot 508, a R$ 111.990, e o alemão VW Passat, a R$ 118.150.
60 modelos sem o pedal da embreagem mais em conta:
Move Up! Duas portas – R$ 30.990
Move Up! Quatro portas – R$ 32.990
High Up! – R$ 37.760
VW Gol I-Motion – R$ 39.900
VW Fox 1.6 I-Motion – R$ 41.330
Black Up! – R$ 42.160
Fiat Palio Dualogic – R$ 42.200
Volkswagen Voyage I-Motion – R$ 43.800
Kia Picanto – R$ 44.900
Hyundai HB20 – R$ 46.675
Chevrolet Agile Easytronic – R$ 46.800
Fiat Grand Siena Dualogic – R$ 47.000
Fiat Punto Dualogic – R$ 47.130
Fiat 500 Dualogic – R$ 47.600
Chevrolet Onix – R$ 48.640
Chevrolet Prisma – R$ 48.751
Renault Sandero – R$ 49.000
Volkswagen Polo – R$ 49.470
Hyundai HB20S – R$ 49.540
Fiat Idea Dualogic – R$ 49.600
Volkswagen Polo Sedan – R$ 51.570
Chevrolet Cobalt – R$ 51.790
Nissan Livina CVT – R$ 52.000
Ford Fiesta PowerShift – R$ 53.490
Honda Fit CVT – R$ 54.500
Citroën C3 Picasso – R$ 54.900
Citroën C3 – R$ 55.490
Volkswagen SpaceFox I-Motion – R$ 55.060
Ford New Fiesta Sedan – R$ 57.570
Chevrolet Sonic – R$ 57.890
Peugeot 208 – R$ 57.990
Chery Tiggo – R$ 57.990
Palio Weekend Adventure – R$ 57.990
Lifan X60 – 59.250
Chevrolet Sonic Hatch – R$ 60.000
Honda City – R$ 60.450
Chevrolet Spin – R$ 62.790
Fiat Bravo Dualogic – R$ 65.180
Fiat Linea Dualogic – R$ 66.450
Nissan Sentra – R$ 67.390
Ford Focus PowerShift – R$ 67.590
Peugeot 408 – R$ 67.990
Citroën C4 Lounge – R$ 68.500
Chevrolet Cruze – R$ 68.890
Honda Civic – R$ 68.890
Renault Duster – R$ 68.890
Peugeot 308 – R$ 68.990
Kia Soul – R$ 69.900
Renault Fluence CVT – R$ 69.899
Toyota Corolla – R$ 69.990
Ford EcoSport PowerShift – R$ 70.390
Ford Focus sedã PowerShift – R$ 70.690
Kia Cerato – R$ 71.900
Volkswagen Jetta 2.0 – R$ 72.290
Hyundai i30 – R$ 77.385
Volkswagen Golf DSG – R$ 78.990
Chevrolet Tracker – R$ 79.990
Hyundai Elentra – R$ 80.300
Chevrolet Cruze sedã – R$ 85.890
Peugeot RCZ – R$ 150.000
Volkswagen Passat CC DSG – R$ 186.850