TIÃO OLIVEIRA
No 42º Salão de Tóquio, que abriu as portas ao público hoje, as montadoras mantêm a tradição de apresentar principalmente modelos “verdes”. Mas no evento deste ano chama a atenção o número de estreias com motor a combustão. Algumas delas estarão rodando em breve em nossas ruas.
Segundo discursos dos principais executivos da indústria, a aposta em veículos híbridos e elétricos vai continuar, mas as empresas não abandonarão tão cedo os investimentos em propulsores a combustão. Estes ficarão cada vez mais “limpos”, já que reduzir emissões tornou-se uma obsessão.
Dos carros que logo estarão no País, a Mitsubishi, que produzirá a linha Lancer em Goiás, aposta no Mirage. O compacto, que será lançado no Japão no primeiro trimestre de 2012, tem visual e trem de força parecidos com o de modelos que acabam de chegar ou estão a caminho do País.
A Toyota trará o esportivo que desenvolveu em parceria com a Subaru e o híbrido Prius com leves atualizações visuais. A montadora também prepara o relançamento de sua divisão de luxo Lexus no Brasil. A partir de 2012, a marca terá concessionárias exclusivas nas principais capitais.
Da Honda virá o CR-V atualizado entre março e abril. Já a chegada do Brio, considerada até então como certa para os próximos dois ou três anos, só ocorrerá após a construção da segunda fábrica no Brasil – no mínimo a partir de 2015.
Toyota Prius – Vem no meio de 2012 com retoques no visual, como na versão ‘plug-in’ acima (a que virá não é recarregável na tomada). Preços não foram definidos.
Audi A1 Hatch – Ganhou versão quatro-portas e 6 mm de largura atrás para acomodar melhor os passageiros.
Honda CR-V – Com leve reestilização e mais equipado, chegará com leve reajuste no preço, que atualmente parte de R$ 85.700.
Mitsubishi Mirage – Com 3,7 m de comprimento, brigará com compactos como o March. Será importado em 2013 e, depois, feito em Goiás.
Toyota GT 86 – Esportivo de 4,24 metros tem quatro lugares e motor boxer 2.0 que gera 200 cv e 20,9 mkgf. Sua tração é na traseira.