As marcas emplacaram quase 2,5 milhões de carros no Brasil em 2024 – um crescimento de 14% em relação a 2023. Mas nem tudo são flores. O Jornal do Carro traz agora um balanço de quais fabricantes ganharam e quais perderam espaço no mercado brasileiro de automóveis. Destaque ainda para Hyundai, Renault, Ford, Caoa Chery, BYD e GWM. O lado negativo fica para Toyota, Jeep, Peugeot e Citroën.
As três que mais venderam carros no Brasil, no entanto, seguem inalteradas. Fiat, Volkswagen e Chevrolet ocupam o Top3 nacional, assim como em 2023. Com exceção da última, as duas primeiras tiveram um incremento de vendas. A Fiat vendeu mais de 520.000 carros, enquanto a VW vendeu 66.00 mil modelos a mais em um ano. Vamos aos detalhes:
Marcas que ganharam
Hyundai
A sul-coreana teve um crescimento de mais de 10% em um ano. Porque em 2024 foram 206.029 unidades emplacadas, quase 20.000 a mais que em 2023 (186.235). Com esses números, a Hyundai ultrapassou a Toyota e voltou à 4ª posição. O carro-chefe foi o hatch HB20, que também é o terceiro carro de passeio mais vendido do Brasil, com quase 100.000 exemplares.
Renault
Sétima em 2023, a Renault fechou 2024 em 6° lugar das marcas que mais vendem no Brasil. Talvez o “efeito-Kardian” explica a ascensão de 126.269 unidades (2023) para 139.288 em 2024. A Renault passou a Jeep no ranking. A participação de mercado ficou na média: 5,69% (contra 5,71% em 2023).
Honda
A japonesa subiu uma posição no ranking e fechou 2024 em 8° lugar, com 91.450 unidades. Superou a compatriota — e agora parceira — Nissan, que obteve 87.434 carros. O best-seller foi o Honda HR-V, com pouco mais de 50.000 emplacamentos.
BYD
A marca chinesa é um fenômeno. Com uma dezena de lançamentos em 2024, a BYD pulou do 15° lugar em 2023 para o Top10 no ano passado. O salto de vendas, no entanto, impressiona: 17.937 (2023) para 76.811 (2024). Parte do sucesso se deve ao Dolphin Mini, que emplacou quase 22.000 unidades, foi o best-seller e é o carro elétrico mais vendido do Brasil.
GWM
A Great Wall Motors também teve um crescimento exponencial, mas comedido frente à rival BYD. A chinesa saiu do 18° lugar e das 11.479 unidades para o 15° lugar com 29.219. Vale lembrar que a GWM vende apenas a linha Haval no Brasil. Este ano, por sua vez, a marca promete mais lançamentos e cinco novidades devem pintar no País para expandir o portfólio, além da produção nacional em Iracemápolis (SP).
Ford
A Ford saiu de 13ª para a 12ª posição. Mas os números de vendas saltaram exponencialmente. A marca que vendeu 28.711 unidades em 2023, registrou 48.311 exemplares em 2024. Destaque, claro, para a nova geração da Ford Ranger que, decerto, responde por mais de 65% dos emplacamentos da Ford no Brasil.
Caoa Chery
Ademais, a marca sino-brasileira é outro um exemplo do qual só ganhou uma posição no ranking: saiu de 12° para 13°. Porém, o número de vendas quase dobrou: de 31.479 unidades para 60.929. Uma vez que os novos produtos e, principalmente, a estratégia agressiva de preços, com Tiggo 5x Sport (20.159 exempares) e Tiggo 7 Sport (30.896), alavancaram os números.
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Marcas que perderam
Toyota
Apesar de ter vendido quase 10.000 carros a mais no ano passado em relação à 2023 (203.793 contra 192.276), a japonesa perdeu o 4° lugar e foi ultrapassada pela Hyundai, que teve 206.029 licenciamentos em 2024. A picape Hilux foi a campeã de vendas da marca. Mas não só: o Corolla Cross vem em segundo colado.
Jeep
A Jeep registrou 126.926 carros em 2023 e era a 6ª marca que mais vendia veículos no Brasil. Em 2024, no entanto, houve um retrocesso: foram 121.287 unidades e um amargo 7° lugar. A posição foi perdida para a Renault. Renegade e Compass, nesta ordem, foram os automóveis mais vendidos da marca.
Peugeot
A francesa foi uma das que mais perdeu terreno em 12 meses. A fabricante fechou 2023 no Top10, com quase 35.000 carros vendidos. Após um ano, bem como as renovações de produtos, como 208 e 2008, a marca registrou “apenas” 28.076 modelos, caindo para a 16ª posição no ranking de marcas.
Citroën
Outra francesa, por sua vez, teve um aumento de vendas. A Citroën saiu de 32.280 unidades para 33.885 e ultrapassou a conterrânea Peugeot. No entanto, a marca caiu do 11° para o 13° lugar, perdendo os postos para Caoa Chery e Ford e BYD.
Nissan
Por outro lado, a montadora japonesa registrou aumento nas vendas: saiu de 72.548 unidades em 2023 para 87.434 carros no ano passado. A Nissan, entretanto, perdeu uma posição na tabela e caiu para o 9° lugar. A Honda assumiu a posição. E o carro mais vendido da marca nipônica é o Kicks, que vai ter uma nova geração por aqui este ano.
Veja o ranking das marcas no Brasil em 2024:
- Fiat – 571.282 unidades
- Volkswagen – 400.414
- Chevrolet – 314.956
- Hyundai – 206.029
- Toyota – 203.793
- Renault – 139.288
- Jeep – 121.287
- Honda – 91.450
- Nissan – 87.434
- BYD – 76.811
- Caoa Chery – 60.929
- Ford – 48.311
- Citroën – 33.885
- Ram – 29.475
- GWM – 29.919
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