O segmento de peruas é um dos menores do Brasil. Ele foi engolido pelo dos SUVs, agonizou e hoje sobrevive pelas mãos de poucos admiradores, que não abrem mão do melhor tipo de dirigibilidade em um automóvel. Sim, as peruas costumam ter o menor coeficiente de arrasto dentre os tipos de carroceria e possuem ótima estabilidade.
Hoje, são apenas seis as peruas vendidas no Brasil. A Fiat Weekend é uma das sobreviventes. Ela perdeu o nome Palio e, por iniciais R$ 61.990, oferece 460 litros no porta-malas. Os motores disponíveis são 1.4 e 1.8 flexíveis.
A Volkswagen SpaceFox também permanece em linha por R$ 63.460. Tem apenas uma versão disponível, com motor 1.6 flexível. São 440 litros no porta-malas e bom espaço interno. Ainda de dentro das linhas da VW sai, talvez, a melhor perua em relação custo/benefício do mercado, a Golf Variant. A partir de R$ 102.990, ela entrega uma baita performance com o motor 1.4 turbo de 150 cv e muito espaço para pessoas e bagagem (605 litros no porta-malas).
Peruas de luxo
No mercado de luxo, duas heroínas da resistência ainda persistem, uma deles recém chegada. A Mercedes C 300 Estate Avantgarde custa R$ 273.900. O motor é um 2.0 quatro cilindros turbo de 245 cv. O porta é de 490 litros. Já a Volvo V60 chegou como linha 2019 por R$ 199.950. O espaço é abundante e o porta-malas tem 529 litros. O motor é um 2.0 quatro cilindros turbo de 254 cv.