
Nícolas Borges
Se todo carro de entrada fosse como o V8 Vantage, o mundo seria um lugar melhor. Ou então haveria muito menos veículos em circulação, pois estamos falando de um carro de R$ 669 mil – valor cobrado por esta série especial N420.
Seja como for, o modelo mais simples da Aston Martin honra a tradição da marca inglesa de fazer esportivos belos e luxuosos. Ainda mais nesta edição limitada, trazida por um importador independente. O motor é o 4.7 V8 igual ao da versão “normal”. O que não é ruim, pois há 426 cv.
O que mudou foi o sistema de escapamento, de aço inoxidável. As vantagens estão no ronco mais forte, quase viciante, e no peso 2,8 kg menor. Por sinal, o N420 é 27 kg mais leve que o V8 Vantage. Há também peças de fibra de carbono, como os dois bancos, as saídas de ar nos para-lamas dianteiros e o difusor de ar traseiro.
No modelo avaliado, o câmbio é o opcional Sportshift, automatizado de seis marchas. Mesmo com só uma embreagem, ele é bem melhor que as caixas semelhantes de carros nacionais. As molas 45% mais rígidas prejudicam o conforto mas são fiéis à proposta da versão, fazendo par à direção precisa e reforçando o comportamento dinâmico.
O que é bem-vindo com um V8 que despeja sua potência máxima a 7.300 rpm, em alto e (muito) bom som. Bastam 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h e a velocidade chega a 290 km/h. E quando não se está pisando fundo, dá para aproveitar o luxo da cabine, que tem até uma caneta alemã Lamy embutida no painel.
Herança das pistas
A letra na sigla da série especial é referência à pista alemã de Nürburgring, onde a Aston Martin teve conquistas recentes. Já o número indica o total de exemplares desta versão.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO
Agradecimento:
Só Veículos, tel. 3089-4444