Você está lendo...
Aston Martin faz Cygnet com motor V8
Notícias

Aston Martin faz Cygnet com motor V8

Compacto derivado do Toyota iQ ganhou V8 de 430 cv do Vantage para se tornar mini superesportivo; Cygnet teve apenas 300 unidades vendidas

Redação

12 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

cygnet
Aston Martin Cygnet
Crédito:Aston Martin/Divulgação
cygnet

Mesmo com emblemas da Aston Martin, o polêmico Cygnet nunca foi mais do que uma versão mais requintada do Toyota iQ. Até agora, quando a própria marca resolveu dar ao modelo o mesmo tratamento de seus superesportivos. O compacto, que saiu de linha em 2013, ganhou nada menos que um V8 de 4,7 litros e 430 cv. Originalmente, o modelo vem com um pequeno 1.3. A Aston fez o modelo especial para o Festival de Goodwood, na Inglaterra.

A unidade ainda ganhou o câmbio automático de sete marchas que equipa o Vantage V8, o mesmo “doador” do motor. Junto com o conjunto mecânico, o Cygnet teve o chassi totalmente refeito. A  suspensão passou a ser independente nas quatro rodas. A bitola também foi bem alargada, para acomodar todo o conjunto.

Embora seja pequeno, as mudanças mecânicas deixaram o carrinho com expressivos 1.375 quilos. O Cygnet original pesa menos de uma tonelada. As rodas são de 19 polegadas, ante 16 do modelo original.

Publicidade


O V8 de aspiração natural faz o carrinho acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e chegar a respeitáveis 274 km/h. Com o 1.3 de 98 cv, o Cygnet chega aos 100 km/h em 11,8 segundos e para de acelerar nos 171 km/h.

História do Cygnet

Originalmente, a parceria entre Aston Martin e Toyota, que deu origem ao carro, serviu para que a fabricante de esportivos conseguisse reduzir sua emissão média de poluentes ao longo da linha. Como os superesportivos são beberrões e poluidores, a despeito do alto desempenho, a solução foi adicionar um carro como o Cygnet nas lojas.

Ele seria vendido apenas na Inglaterra e a expectativa era que proprietários de outros Aston Martin fossem maioria dos compradores. Mas a oferta se expandiu para outros países, embora as vendas tenham sido bem abaixo do esperado. A marca pretendia vender 4 mil Cygnet por ano, mas apenas 300 carros foram entregues nos três anos em que foi vendido.



Deixe sua opinião