A fase mais vitoriosa da Aston Martin nas pistas de corrida se deu entre 2009 e 2018, graças ao Vantage. A marca venceu importantes competições mundiais com o cupê lançado em 2005. Para celebrar esse legado, a britânica acaba de recriar os campeões.
A coleção Legacy (“Legado”, em português) reúne os três maiores campeões da marca: V8 Vantage GTE, V12 Vantage GT3 e Vantage GT4. Os modelos serão vendidos em conjunto. A Aston Martin não anunciou o preço, mas certamente estamos diante de cifras milionárias.
“Para um colecionador, este trio de Vantages de corrida representa o tributo final a um período épico para a marca nas corridas internacionais de carros esportivos”, disse o chefe da Aston Martin Racing, David King. “A coleção é uma bela assinatura para este carro maravilhoso”, completou.
Recriados na oficina
Para lançar a coleção, a Aston Martin Racing recriou um exemplar de cada esportivo. Os chassis são novos e os três modelos são pintados no mesmo verde esterlino, com detalhes na cor amarelo.
O mais antigo do trio é o Vantage GT4 de 2009. O modelo original teve só 107 unidades produzidas, e a coleção vai adicionar a unidade de nº 108. Já o V12 Vantage GT3 estreou em 2012, teve 43 modelos fabricados e foi campeão britânico de GT entre 2013 a 2018, quando se aposentou.
O V8 Vantage GTE também correu entre 2012 e 2018. Neste período, venceu por duas vezes as tradicionais 24 Horas de Le Mans, e foi sete vezes campeão do Mundial de Endurance (WEC). Só seis unidades foram feitas, e a sétima acaba de sair do forno para a coleção Legacy.
Para David King, chefe da Aston Martin Racing, o enorme sucesso do carro original conquistou admiradores em todo o mundo e o levaram a se tornar um favorito entre os fãs de corrida.
(Confira abaixo nosso teste com o novo Land Rover Defender)