Notícias

Aston Martin vai vender coleção exclusiva com três Vantage de corrida

Montadora britânica recria seus esportivos mais vitoriosos nas pistas para celebrar o legado vitorioso do Vantage; trio será vendido em combo

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

24 de nov, 2020 · 3 minutos de leitura.

" >
Vantage Legacy Collection é uma coleção única dos três maiores campeões da Aston Martin nas pistas
Crédito:Aston Martin/Divulgação

A fase mais vitoriosa da Aston Martin nas pistas de corrida se deu entre 2009 e 2018, graças ao Vantage. A marca venceu importantes competições mundiais com o cupê lançado em 2005. Para celebrar esse legado, a britânica acaba de recriar os campeões.

A coleção Legacy (?Legado?, em português) reúne os três maiores campeões da marca: V8 Vantage GTE, V12 Vantage GT3 e Vantage GT4. Os modelos serão vendidos em conjunto. A Aston Martin não anunciou o preço, mas certamente estamos diante de cifras milionárias.

?Para um colecionador, este trio de Vantages de corrida representa o tributo final a um período épico para a marca nas corridas internacionais de carros esportivos?, disse o chefe da Aston Martin Racing, David King. ?A coleção é uma bela assinatura para este carro maravilhoso?, completou.



V12 Vantage GT3 foi campeão britânico de GT de 2013 a 2018 (Divulgação)

Recriados na oficina

Para lançar a coleção, a Aston Martin Racing recriou um exemplar de cada esportivo. Os chassis são novos e os três modelos são pintados no mesmo verde esterlino, com detalhes na cor amarelo.

O mais antigo do trio é o Vantage GT4 de 2009. O modelo original teve só 107 unidades produzidas, e a coleção vai adicionar a unidade de nº 108. Já o V12 Vantage GT3 estreou em 2012, teve 43 modelos fabricados e foi campeão britânico de GT entre 2013 a 2018, quando se aposentou.

O V8 Vantage GTE também correu entre 2012 e 2018. Neste período, venceu por duas vezes as tradicionais 24 Horas de Le Mans, e foi sete vezes campeão do Mundial de Endurance (WEC). Só seis unidades foram feitas, e a sétima acaba de sair do forno para a coleção Legacy.

Para David King, chefe da Aston Martin Racing, o enorme sucesso do carro original conquistou admiradores em todo o mundo e o levaram a se tornar um favorito entre os fãs de corrida.

(Confira abaixo nosso teste com o novo Land Rover Defender)

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se