O Aston Martin Valhalla finalmente foi apresentado em sua versão final — quase seis anos depois da revelação do conceito. E a espera valeu a pena: são 1.079 cv e 112 kgfm de torque. O motor é um V8 híbrido plug-in, o primeiro do tipo da história da fabricante britânica.
Para melhorar, as ruas tupiniquins receberão o bólido: já são seis exemplares confirmados no país. Cada brasileiro, por sua vez, pagou uma fortuna, pois o preço inicial fica entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões. Mas a conta pode ficar bem mais salgada com opcionais e personalização por meio da divisão Q by Aston Martin.
A fabricação em série, no entanto, começa apenas no segundo trimestre de 2025 na Inglaterra. Assim, as primeiras unidades só devem desembarcar por aqui no final do ano que vem. Serão apenas 999 carros produzidos ao todo.
Aston Martin Valhalla x Ferrari x Lamborghini
O desempenho é superlativo para rivalizar com Ferrari SF90 Stradale e Lamborghini Revuelto: zero a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de 350 km/h. Para alcançar mais de 1.000 cv de potência, a engenharia da marca britânica bateu na porta dos parceiros alemães da AMG colocou o V8 4.0 biturbo de virabrequim plano do GT Black Series, mas com 828 cv e não os 730 cv do Mercedes, aliado a três unidades elétricas (uma no câmbio e dois no eixo traseiro), que, juntas, somam mais 251 cv. A transmissão é de dupla embreagem e oito marchas.
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O hypercar tem diferentes modos de condução, como Sport, Sport+, Race e Pure EV. O último permite rodar com o Aston Martin Valhalla no modo elétrico, mas a autonomia é baixa: 14 km. Nesse ajuste, a velocidade máxima é de 140 km/h. No Race, a asa levanta 25,5 cm para gerar mais pressão aerodinâmica — são 600 kg de 240 km/h a 350 km/h. Com monocoque em fibra de carbono, subchassis em alumínio e mais expertises provenientes da Fórmula 1, o modelo tem 1.655 kg de peso seco. Ou seja, sem os fluidos.
O interior lembra um cockpit de F1. Os bancos inteiriços são de fibra, assim como o volante de base e parte superior planos — mais uma peça inspirada no carro de corrida. Há ainda duas telas digitais do painel de instrumentos e da central multimídia