RAFAELA BORGES
Veteranos no mercado nacional, os Chevrolet Astra e Corsa Sedan estão dando o “último suspiro”. Em menos de um mês eles serão, finalmente, substituídos. E pelo mesmo carro: o sedã Cobalt. Nas autorizadas, é fácil encontrar unidades do hatch médio, principalmente do catálogo intermediário, que inclui air bags e defletor traseiro. Há lojas que dão mais de R$ 6 mil de descontos para o carro, que deixou de ser fabricado.
O compacto Corsa Sedan é mais raro, mas os poucos disponíveis também têm abatimento. Das sete concessionárias consultadas pela reportagem na capital, somente três tinham o modelo para pronta entrega. Em todas havia poucas unidades no estoque.
Publicidade
O Astra com o maior desconto encontrado pelo JC foi na Disbrasa Cambuci (2915-6400), na zona sul. Com air bags e defletor de ar traseiro, sai por R$ 43.990. Na tabela da Chevrolet são R$ 50.365. A unidade é na cor preta. Um exemplar prata saia a R$ 44.500 na mesma autorizada.
A Vigorito (2723-2100), em Aricanduva, zona leste, é a loja em que foram encontradas mais opções do Astra. São 15, todas com air bag e defletor traseiro. A mais em conta é uma preta, por R$ 44 mil.
Da versão de entrada, que tem tabela de R$ 48.406, encontramos duas apenas. A mais em conta está na Nova Itaim (3049-0500), na zona sul. Na cor preta, sai por R$ 42.990. A outra está na Granleste Belenzinho (3311-2000), na zona leste, que pede R$ 43.990 pelo carro.
Corsa Sedan
Nenhuma das concessionárias consultadas pelo JC tinha o catálogo de entrada do Corsa Sedan em estoque. A unidade mais barata encontrada pela reportagem era do intermediário, que inclui ar-condicionado e tem preço sugerido de R$ 41.040. Este exemplar, cor preta, sai a R$ 35.990 na Granleste Belenzinho.
De acordo com especialistas, para que o consumidor que pretende comprar um carro prestes a sair de linha não perca dinheiro na hora da revenda, o desconto em relação ao preço de tabela não pode ser inferior a 15%. Isso porque a tendência é que esses modelos sofram desvalorização maior no primeiro ano de uso.
Como há grande oferta de unidades do Astra, as concessionárias estão mais flexíveis em relação à negociação do hatch. Dependendo da forma de pagamento, é possível negociar mais descontos.