barbie
Foto: Fisher-Price/Divulgação

Até o carro da Barbie vai passar por recall

Brinquedo fabricado pela Fisher-Price tem problema de aceleração indevida. Barbie Dream Camper continua andando mesmo após crianças tirarem pé do acelerador

Por Redação 07 de fev, 2019 · 4m de leitura.

Nem mesmo um dos personagens mais icônicos do mundo está imune a um recall. A Fisher-Price terá que fazer um recall no carro da Barbie, vendido nos Estados Unidos. O veículo elétrico infantil sofre com problemas de aceleração indevida. Foram 17 casos registrados, nos quais o brinquedo continuou em movimento mesmo após as crianças tirarem o pé do acelerador.

Embora ninguém tenha se ferido com o problema, já que o furgãozinho só chega a 8 km/h, a Fisher-Price terá que reparar 44 mil unidades vendidas pelo Walmart entre julho de 2018 e janeiro de 2019. O recall foi pedido pela Comissão de Segurança do Consumo (CPSC na sigla em inglês) americana.


Os pais estão sendo informados para evitar deixar que as crianças brinquem com o Barbie Dream Camper Power Wheels até que o reparo seja efetuado. Curiosamente, o conserto não é tão simples. O produto terá que ser levado a um centro de assistência técnica, onde ganhará um novo pedal de acelerador. O veículo também passará por uma inspeção de segurança.

Carro da Barbie completo

O Barbie Dream Camper leva até duas crianças e tem uma mini-cozinha na parte de trás, com direito a portas que se abrem. Também traz um jogo de panelas e copos plásticos para que as crianças simulem um piquenique. Há até um rádio funcional com entrada para MP3 e um mapa no painel. Ele simula um GPS com direções dadas pela voz da própria Barbie. O brinquedo custa US$ 400, cerca de R$ 1.100 em conversão direta.

Recalls no Brasil

Somente em 2018 a Fundação Procon-SP, de defesa do consumidor, registrou 144 campanhas de recall envolvendo marcas de veículos no Brasil. Os chamados incluem, além de automóveis, veículos comerciais, caminhões e motocicletas.


A líder do ranking de recalls no ano passado foi a Mercedes-Benz, com 23 campanhas registradas. FCA, com 16, Volkswagen, com 12, BMW, com dez, e Ford, com 9, completam a lista das cinco marcas com maior número de recalls (confira abaixo).

Ranking de recalls de veículos em 2018

Posição Marca Campanhas
Mercedes-Benz 23
FCA 16
Volkswagen 12
BMW 10
Ford 9
Caoa/Chery 8
Audi 7
Toyota 6
Nissan, PSA, Polaris 5
Jaguar Land Rover 4
10º HPE/Mitsubishi, Yamaha 3
11º GM, Harley-Davidson, Kawasaki, Porsche, Triumph, 2
Volvo
12º Ducati, Hyundai, Renault, 1
Suzuki Motos
                                 Fonte: Fundação Procon-SP