LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (de hoje a terça-feira, dia 12), cerca de 1,9 milhão de veículos circulará pelas estradas paulistas, acréscimo de 100 mil sobre o registrado ano passado, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Estadual. Nessas condições, o motorista deve ficar ainda mais cuidadoso no trânsito para não comprometer a segurança nas rodovias e evitar multas. A polícia informa que tem 100 bafômetros para fiscalização da Lei Seca, por exemplo.
Alguns cuidados com o carro são fundamentais: ele deve ser revisado antes de pegar a estrada. Recomenda-se também checar se a documentação de veículo e motorista estão em dia. O chefe do departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves, explica que os maiores riscos estão ligados ao cansaço e à alimentação. “Deve-se dormir bem antes de viajar, e optar por sair pela manhã, logo ao despertar.”
Ao longo da viagem, segundo o médico, pausas têm de ser feitas, no máximo, a cada duas horas. Outra recomendação é optar por frutas ou refeições bem leves, com legumes e verduras. “O açúcar deve ser evitado, assim como pães e carboidratos, pois são indutores de sono”, diz Alves.
No caso de o carro estar cheio, uma dica é não completar o tanque. “A melhor opção é abastecê-lo até a metade, por exemplo, e parar para reabastecer”, explica o especialista. O motivo é a diminuição de peso: “Sobrecarrega menos os freios.”
De acordo com pesquisa feita pela Bridgestone, um em cada sete motoristas dirige com pressão dos pneus abaixo do limite de segurança (9 psi abaixo do ideal). Isso acarreta estão diminuição de aderência, deterioração do pneu (devido ao aquecimento) e aumento do consumo de combustível.