A startup americana Atlis mostrou as primeiras imagens de sua picape elétrica, a XT. O modelo tem especificações atraentes, com um motor elétrico em cada roda e direito a um compartimento na frente, em adição à caçamba da picape.
A Atlis XT ainda tem suspensão a ar que se adapta à carga e poderá ter rodado duplo atrás. A fabricante não informa a potência combinada, mas afirma que a picape é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de cinco segundos quando vazia. Com carga máxima o tempo sobe para 18 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h sem carga.
Quanto à capacidade de reboque, a XT tem várias versões. A gama vai de 2.200 quilos a quase dez toneladas no reboque. Com uma quinta roda na caçamba, a XT poderá levar até 15 toneladas. A picape é capaz de atravessar alagados de até um metro de profundidade.
Um dos chamativos do modelo é seu tempo de recarga. A Atlis poderá ter suas baterias recarregadas por completo em apenas 15 minutos. Por enquanto, a empresa só testou a recarga rápida em baterias pequenas, mas acredita que o modelo funcionará em escala maior. A Atlis espera conseguir recargas em apenas cinco minutos já em 2025.
Atlis é futurista
Entre outros detalhes, a XT não tem retrovisores, somente câmeras. Também tem preparação para condução autônoma. O motorista pode ainda comandar algumas funções remotamente, como ar-condicionado e desembaçador dos vidros.
A XT é pensada para custar cerca de US$ 45 mil e deverá chegar ao mercado no fim de 2020. O plano inclui “Custo zero de manutenção” se o comprador optar por “assinar” a picape, em vez de uma compra direta. As unidades têm garantia de dez anos.