Você está lendo...
Audi A1 de 185 cv é um baixinho muito invocado
Notícias

Audi A1 de 185 cv é um baixinho muito invocado

Não é todo dia que se tem nas mãos um carro que, com 185 cv e 25,5 mkgf, pesa apenas 1.265 quilos. Esses números são do A1 Sport, que chega ao Brasil a partir de R$ 109.900. Criado na Alemanha para devorar asfalto, o hatch traz uma versão modificada...

29 de ago, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Audi A1 de 185 cv é um baixinho muito invocado

Fotos: Audi/Divulgação

DIEGO ORTIZ

Não é todo dia que se tem nas mãos um carro que, com 185 cv e 25,5 mkgf, pesa apenas 1.265 quilos. Esses números são do A1 Sport, que chega ao Brasil a partir de R$ 109.900. Criado na Alemanha para devorar asfalto sem dó, o hatch traz uma versão modificada do motor 1.4 da versão Attraction, na qual gera 122 cv.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Com turbo, como na opção “mansa”, o quatro-cilindros ganhou compressor Roots, acionado por correia, que atua com pressão de 2,8 bar até 2.400 rpm. Entre 2.400 e 3.499 giros, a pressão cai, e a 3.500 rpm entra em ação o turbo. Com isso, o carro vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos (com gasolina europeia ou americana, são 6,9 segundos).

É difícil manter o A1 rodando até os 120 km/h permitidos na rodovia onde foi avaliado. Basta um leve descuido para o hatch chegar a 150 km/h, velocidade em que o carro parece se sentir mais confortável, sem pedir aceleração, sem ruído e flutuação.


A velocidade máxima declarada pela Audi é de 227 km/h. O câmbio automatizado passa as sete marchas de forma rápida e imperceptível. A direção com assistência elétrica é precisa e tem vários ajustes, o que ajuda o motorista a achar uma boa posição de pilotagem com facilidade.

Os buracos das vias brasileiras castigam a suspensão dura e, durante a avaliação, o pneu dianteiro esquerdo, 215/40, calçado em rodas de 17 polegadas, rasgou ao cair num buraco. Mas não há como ser de outra forma.


Com suspensão mole, o A1 Sport não seria seguro nem divertido em curvas e em alta velocidade. Mesmo com tração na dianteira o carro não rola e é difícil alcançar seus limites.

Compacto (são 3,95 metros de comprimento e 1,41 m de altura), o A1 leva quatro pessoas com relativo conforto. Cinco não cabem e muita bagagem também não. O porta-malas tem 270 litros de capacidade.

A lista de itens de série é ampla. Inclui faróis bixenônio, controles de tração e estabilidade, air bags, sensores de luz e de chuva e por aí vai. Um belo pacote para um belo carro, destinado a velocistas endinheirados.


Deixe sua opinião