(Fotos: Sérgio Castro/AE)
Carlos Cereijo
O Audi A3 entrou para o clube dos carros que facilitam a vida do motorista na hora de estacionar. O hatch alemão agora também pode vir com um sistema que utiliza sensores nas laterais do para-choque dianteiro e motores elétricos na coluna de direção para manobrá-lo sozinho. O recurso vem em um pacote que custa R$ 16 mil e inclui teto solar elétrico e bancos de couro.
Batizado de Park Assist, o recurso, o mesmo à disposição no Volkswagen Tiguan, só está disponível na versão Sportback 2.0 com câmbio Stronic de seis marchas, tabelada a R$ 121 mil. Há ainda uma opção com caixa manual, a R$ 114.900.
É bem simples usar o Park Assist. Primeiro é preciso aproximar-se da vaga pretendida e parar paralelamente atrás dela. Em seguida, deve-se acionar o sistema por meio de um botão localizado no painel. Sinais no quadro de instrumentos orientarão o motorista a passar lentamente ao lado da vaga.
Conforme o carro avança, sensores laterais começam a medir a largura disponível. Em seguida, o carro “lê” o comprimento do vão e avisa o motorista se há ou não espaço para receber o A3. Isso significa largura mínima de 1,76 metro e pelo menos 5,8 metros de comprimento.
Concluída essa etapa, o motorista deve engatar a marcha à ré, soltar o volante e controlar a velocidade com o pé no freio. O Audi passa o utilizar os motores elétricos na direção para esterçar e se encaixar na vaga.
A manobra também pode ser feita para espaços à esquerda da via. Para isso é preciso acionar a seta para o lado esquerdo no momento de medir a vaga. Essa é a “senha” para que o carro “entenda” o que o motorista quer fazer.