Autoridades do governo alemão estão com suas atenções voltadas para o Audi A3 equipado com motor 2.0 TDI (a diesel) vendido na Europa. Há suspeita de que o modelo utilize um dispositivo que engana os testes de emissões, poluindo, assim, mais que o permitido pelas regras locais.
Segundo o jornal alemão Suddeutsche Zeitung, uma agência da Comunidade Européia realizou testes de uso prático com o veículo, nos quais os índices de emissão de NOx foram de 163 miligramas por quilômetro durante partida a quente e de 140 mg/km na partida a frio – o limite legal é de 80 mg/km.
De acordo com um técnico ouvido pela publicação, diante dos resultados há suspeita de uso de um dispositivo que engana os testes de emissão em laboratório, assim como aconteceu com outros modelos da Audi e da maioria das marcas do Grupo Volkswagen no caso que ficou conhecido como Dieselgate.
O Audi A3 TDI testado é o de nova geração, com motor certificado pelas normas Euro 6. Segundo o jornal alemão, porém, esta certificação foi obtida com base em outros modelos Audi que usam o mesmo motor – o A3, especificamente, nunca fora diretamente testado pelos órgãos responsáveis.