A Audi divulgou hoje os preços do novo A5 Sportback, cujas vendas começam em julho. A versão mais barata, Attraction, custa R$ 189.990. A intermediária, Ambiente, sai por R$ 213.900. A mais cara, Ambition, está disponível em duas opções: R$ 239.990 e R$ 268.990, no caso da Ambition Plus.
Todas são equipadas com motor 2.0 TFSI (quatro cilindros turbo de injeção direta) e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas (S tronic). A Attraction e a Ambiente têm 190 cavalos e tração dianteira. Já na Ambition o motor rende 252 cavalos, e a tração é integral Quattro.
Entre os equipamentos de série, a versão básica traz entre os principais itens rodas de liga leve aro 17, faróis de xenônio, partida sem chave, bancos elétricos, etc.
As versões Ambiente e Ambition trazem adicionalmente rodas aro 18, bancos com estilo esportivo, quadro de instrumentos virtual com sistema de navegação e espelhamento de smartphones, etc.
Já a Ambition Plus tem faróis full-LED, ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis e câmera de ré.
O ponto negativo é que os maiores destaques tecnológicos da segunda geração do modelo estão disponíveis apenas como opcionais. É o caso do controle de cruzeiro ativo (acompanha o ritmo do trânsito), manutenção em faixa de rolamento, sensores de risco de colisão traseira, etc.
No caso dos sensores de colisão traseira, o carro é capaz de detectar se um automóvel está se aproximando muito perigosamente da parte de trás do veículo. Se detectar risco de colisão, aperta os cintos de segurança dos ocupantes e fecha vidros e teto solar, como forma de se preparar para o choque.
Há também um sistema de alerta de proximidade de algo (pedestre, ciclista, etc.) na lateral do veículo se a porta estiver sendo aberta. Nesse caso, uma luz vermelha se acende na forração interna da porta.
A segunda geração do A5 Sportback ganhou linhas mais esportivas. O capô tem dois vincos, e faróis e lanternas ficaram mais estreitos. A grade também é nova. O modelo agora é feito sobre a plataforma modular MLB. Em relação à geração anterior (de 2009), o comprimento aumentou 2,1 cm (para 4,73 m), e a distância entre eixos cresceu 1,4 cm (2,82 m). Mesmo assim, a empresa informa que o novo carro ficou 85 kg mais leve.
Segundo a Audi, o modelo com motor de 190 cv é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, tempo que cai para 6 s no modelo equipado com motor de 252 cv.
Extra-oficialmente, uma fonte da empresa informa que a expectativa é de vender aproximadamente 400 unidades do modelo até o fim do ano.