A Audi estreia na linha A5 o novo motor quatro-cilindros de 1,8 litro, com turbo e a combinação inusitada de injeção direta e indireta (no coletor de admissão, como a maioria dos carros) de gasolina. A novidade gera potência de 170 cv já às 3.800 rpm e a mantém até 6.200 giros. O torque máximo de 32,6 mkgf a 1.400 rpm (até 3.700 rpm).
De acordo com o comunicado da fabricante, o motor é 21% mais econômico que o antecessor (também de 1,8 litro, mas com 160 cv). Conforme a Audi, o novo motor já apresenta níveis de emissões compatíveis com a norma Euro 6, que só entrará em vigor na Europa em 2015.
A injeção é indireta (no coletor) em situações de carga parcial. O modo direto (na câmara de combustão) é utilizado na partida e em carga alta. Esse propulsor também tem comando de válvulas de admissão e escape variável em abertura.
Conforme a Audi, o A5 equipado com o novo motor e com câmbio manual acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge velocidade máxima de 230 km/h.