.jpg)
A Audi apresentou o novo protótipo de competição R18, para disputar a temporada 2016 de endurance. O modelo, que deverá concorrer na categoria LMP1 (a principal) nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance, traz novo desenho de carroceria, com alterações na dianteira, para melhor eficiência aerodinâmica, e também no sistema híbrido.
O R18 adotou baterias de íon-lítio, semelhantes às utilizadas pela Porsche em seus protótipos de corrida. A empresa também promoveu modificações no motor TDI, diesel, que funciona em conjunto com os propulsores elétricos.
O protótipo deverá estrear nas pistas no dia 17 de abril, em Silverstone, Inglaterra. Nas 24 Horas de Le Mans, ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos anos, a Audi e a Porsche decidiram levar apenas dois carros cada uma, e não três. A medida foi motivada por contenção de custos.
Este ano, a Porsche venceu em Le Mans, quebrando uma hegemonia de vários anos de vitórias da Audi.