A Audi atualizou o A8 L Security, a versão blindada de fábrica de seu sedã mais luxuoso. Agora, o modelo se encaixa na categoria VR9 de proteção, uma das mais elevadas permitidas para modelos vendidos a civis. O modelo será exibido no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que abre as portas na próxima semana.
O modelo ganhou melhorias na célula de sobrevivência, com materiais mais resistentes. Fibra de aramida, ligas especiais de alumínio e aço de alta resistência formam o casulo protetor. Os vidros também ficaram mais grossos para maior segurança.
O A8 é produzido na fábrica da Audi de Neckarsulm, na Alemanha, em parceria com uma fábrica secreta que produz e monta a blindagem. No porta-malas, o sedã tem um sistema de comunicação, alto-falantes para o exterior e destravamento seletivo das portas. Como opcional, extintores de incêndio, saída de emergência e até um sistema que leva ar fresco para a cabine em caso de ataques químicos.
O A8 Security pode ser equipado com o V8 de 4,0 litros e 435 cv ou com o W12 de 6,0 litros de 500 cv. Com ambos, a velocidade máxima é de 210 km/h. A tração é sempre integral quattro, da própria Audi.