
Rafaela Borges, de Ingolstadt, Alemanha
A família A3 deverá ser produzida pela Audi no Brasil. A montadora alemã pode começar a fabricar no ano que vem as versões Sportback (hatch de quatro portas) e sedã do modelo (foto). Segundo o vice-presidente mundial de compras da empresa, Bernd Martens, isso depende da aprovação de um estudo de viabilidade de retomada da fabricação brasileira.
O plano é utilizar a fábrica da Volkswagen São José dos Pinhais, no Paraná, onde a Audi já fabricou a primeira geração do A3 – o carro está agora na terceira – entre 1999 e 2005. “Seria necessário apenas uma expansão na unidade”, afirmou Martens.
A Audi é uma das marcas do Grupo Volkswagen e a fábrica paranaense hoje é dedicada à produção de modelos desta montadora, a exemplo do Fox.
O estudo de viabilidade está atualmente na fase de cálculos conjuntos com a Volkswagen. “Usaremos o máximo de sinergia possível com a Volks para atender ao novo regime. Precisaremos ter pelo menos 55% de índice de nacionalização”, disse Martens. Nesta semana, ocorrerá uma reunião entre a Audi e sua controladora para calcular custos. “Esse resultado sai em abril.”
Só então a Audi vai aprofundar suas negociações com o governo brasileiro, que já estão em andamento. “A expansão da fábrica é rápida. O que deve levar mais tempo é a formação do parque de fornecedores, embora já tenhamos uma boa estrutura, por causa da Volkswagen.”
Caso decida voltar a produzir no Brasil, a Audi usará pelo menos um motor com tecnologia flexível. “É o EA211, que já é utilizado no A3 aqui no mercado europeu (em versão produzida na Alemanha)”, falou o vice-presidente mundial de marketing e vendas da Audi, Luca De Meo. “A Volkswagen vai produzir esse motor em São Carlos (SP).”
Martens disse que a produção do A4 no País, que havia sido cogitada, está descartada. Já o Q3 é uma possibilidade, mas não no primeiro momento.
A terceira geração do hatch A3, nas versões Sportback e Sport, de duas portas (veja avaliação na edição de amanhã do Jornal do Carro) começa a chegar ao País, inicialmente importada, em maio. O sedã só terá sua estreia mundial no dia 27 de março, mas foi mostrado nesta terça-feira à imprensa (que não pôde fotografar o veículo) em Ingolstadt, sede da montadora alemã.
O carro, que é 1 centímetro mais alto e 1 cm mais largo que o hatch, tem coluna C inclinada, ao estilo dos cupês. É a mesma solução utilizada por seu principal concorrente, o Mercedes-Benz CLA, que deve ser produzido no Brasil – caso sua montadora decida retomar a fabricação nacional, o que também está em estudo.
Concorrente de Audi e Mercedes, a BMW já decidiu que produzirá automóveis no País, em fábrica que será erguida em Araquari (SC) e deverá ficar pronta no fim de 2014. Os modelos a serem feitos lá são Série 1, Série 3 e X1.
Nesta segunda-feira, a Audi obteve habilitação no regime automotivo Inovar-Auto e terá direito a levar ao Brasil 3.896 veículos por ano sem os 30 pontos porcentuais de IPI extras cobrados de carros importados.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA AUDI