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Audi divulga detalhes sobre A7 ‘autônomo’
Tecnologia

Audi divulga detalhes sobre A7 ‘autônomo’

Modelo será testado em quase 900 km entre Califórnia e Las Vegas, mas tem limitações

04 de jan, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Audi divulga detalhes sobre A7 'autônomo'
Modelo vai percorrer 900 km nos EUA

A Audi divulgou os detalhes sobre o A7 Sportback “piloted driving”, seu primeiro projeto de carro autônomo. O protótipo será testado pela primeira vez nesta semana, em percurso de 900 quilômetros entre o Vale do Silício, na Califórnia, até Las Vegas, no também americano Estado de Nevada.

Em Las Vegas, o carro será exposto na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que contará com a participação da Audi e de diversas outras montadoras americanas e estrangeiras.

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O A7 não pode ser definido como um carro literalmente autônomo, pois ele encontra limitações em trechos urbanos, por exemplo. Por isso, sempre precisa da presença de um motorista.

De acordo com a Audi, o sistema desenvolvido pela empresa, batizado de “Jack”, permite ao carro fazer mudanças de trajetórias e ultrapassagens sem auxílio do motorista. Essa tecnologia funciona com o carro rodando a até 110 km/h.

Além disso, graças a tecnologias já bastante utilizadas em veículos de série, como o ACC, o A7 é capaz de frear e acelerar sozinho.


DETALHES

Antes de iniciar uma mudança de trajetória para direita ou esquerda, o sistema Jack promove adaptação na velocidade do carro – caso ele esteja acima dos 110 km/h.

Para auxiliar neste processo, são utilizados sistemas como o ACC e o “Side Assist”, tecnologia que detecta a presença de obstáculos laterais, além de radares e sensores que permitem uma cobertura completa de todos os pontos ao redor do carro.


Scanners a laser em 3D de alta definição ajudam a garantir que não há nenhum objeto impedindo a mudança de trajetória do A7. Por fim, o sistema de navegação é usado para orientar a trajetória do veículo.

De acordo com a Audi, se o sistema detectar uma situação em que tem limitações, imediatamente ele pede, por meio de sinais luminosos na cabine, que o motorista assuma o volante.

O projeto do A7 “piloted driving” foi anunciado no ano passado, em uma etapa do Campeonato Alemão de Turismo (DTM). Na ocasião, o carro deu uma volta na pista de Hockenheim sem motorista.


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