A Audi entra no segmento de SUVs cupês (como as montadoras chamam os utilitários com coluna “C” rebaixada) com o Q8. O modelo chega ao Brasil entre esta e a próxima semana em duas versões de acabamento, e com preços promocionais.
Os preços partem de R$ 494.990 para a versão Performance e vão a R$ 531.990 para a Performance Black. As primeiras unidades serão vendidas com descontos que vão de R$ 23 mil para a primeira versão a R$ 27 mil para a de topo.
Na prática, o Q8 Performance sai por R$ 471.990 e o Performance Black, por R$ 503.990. A Audi informa que esse preço promocional é por tempo limitado. A marca não divulgou por quanto tempo os descontos irão valer, nem se haverá limitação de unidades com esses valores.
A marca informa apenas que os valores são válidos para os modelos 2019/2019. Os 2019/2020 virão com preço cheio.
Espaçoso, o Q8 tem quase 5 metros de comprimento e desenho esportivo. As portas não têm moldura e cinco ocupantes viajam com bastante conforto. O porta-malas tem até 605 litros de capacidade.
Vídeo relacionado: Teste do Audi e-tron em Abu Dhabi
O SUV alemão tem motor V6 de 3 litros a gasolina com turbo. A potência é de 340 cv e o torque, de 53 mkgf. O sistema de tração é nas quatro rodas.
O câmbio é automático de oito marchas. O modelo é um híbrido leve (o sistema elétrico de 48 volts trabalha, na maior parte do tempo, em conjunto com o motor a gasolina).
Equipamentos do Audi Q8
O Q8 está posicionado acima do Q7 e passa a ser o novo SUV de topo da linha Audi. De série, há itens como faróis de LEDs e ar-condicionado automático de quatro zonas. Outro destaque é o sistema semiautônomo de condução programado para atuar em engarrafamentos.
Com nível 2 de automação, essa tecnologia utiliza sensores, radares, leitor de faixa de rolamento e controlador de velocidade adaptativo. Assim, o carro “percebe” quando há trânsito lento e congestionamentos. Nesse caso, pode virar o volante, frear e acelerar de maneira autônoma.
LEIA TAMBÉM
Há ainda rodas de liga leve de 21 polegadas, teto solar panorâmico e câmeras ao redor do carro (360°).
A versão Performance Black adiciona acabamento preto brilhante na carroceria, interior escurecido e sistema de som da marca Bang & Olufsen.
Tecnologia
Entre os opcionais há eixo traseiro direcional, suspensão a ar, faróis de LEDs Matrix adaptativos e rodas de 22 polegadas. Cada item adiciona entre R$ 10 mil e R$ 20 mil ao preço do Q8.
Além disso, o Q8 marca a estreia, no Brasil, da nova cabine da Audi. O destaque é o “infotainment”, uma central multimídia sofisticada que reúne duas telas no painel central.
Além dessa solução, o sistema ficou mais intuitivo e rápido de usar. Além disso, as telas são sensíveis ao toque, recurso não disponível nos Audi oferecidos até agora.
O painel virtual também ganhou novos grafismos. E ficou mais moderno e tecnológico.
Rivais
O SUV cupê da Audi é feito sobre a plataforma do Urus, da Lamborghini. Assim como a marca italiana, a alemã de luxo faz parte do grupo Volkswagen.
O Urus, porém, não é concorrente direto do Q8. No Brasil, o Audi competirá com o pioneiro do segmento, BMW X6. Outro rival é o também alemão Mercedes-Benz GLE Coupé.
Para outubro, está prevista a chegada de mais um concorrente do Q8. Trata-se do Porsche Cayenne Coupé (confira o teste do carro), que virá com três opções de motor. A versão de entrada, com propulsor V6, deverá ser rival direta do novo Audi.
A Porsche também faz parte do Grupo Volkswagen. O Q8 é produzido em Bratislava, na Eslováquia.
COLABOROU RAFAELA BORGES
Vídeo da semana: Será que o BMW M850i se sai bem em Interlagos?