Em vez da Fórmula 1, as montadoras estão voltando seus investimentos à categoria do automobilismo destinada a carros elétricos, a Fórmula E. Jaguar e Audi serão as próximas a ingressarem na competição.
A marca inglesa começará a participar da Fórmula E já na temporada 2016/2017, que tem início no domingo. A equipe da Jaguar é fruto de parceria com outra empresa britânica, a Williams.
No caso da Audi, em 2016/2017 haverá apenas ampliação de colaboração com a equipe ABT, da qual já é parceira desde a temporada inicial (2014/2015). A montadora promoverá mais apoio financeiro e técnico.
Já na temporada 2017/2018, a Fórmula E passará a fazer parte do programa de fábrica da Audi Sport (departamento de automobilismo da montadora). Isso significa que a marca passará a ter equipe própria na categoria.
A Audi era cotada para entrar na Fórmula 1, em possível parceria com a Red Bull. Porém, as demandas financeiras que surgiram por causa do caso que ficou conhecido como “dieselgate” (fraude aos testes de emissões de poluentes por diversas marcas do Grupo Volkswagen, do qual faz parte a Audi), suspenderam os planos.
Além de ser disputada apenas por carros elétricos, a Fórmula E tem outra peculiaridade: as corridas ocorrem em circuitos de rua. A temporada 2016/2017 começa em 9 de outubro, em Hong Kong, e termina em 30 de julho do ano que vem, em Nova York.
Na América do Sul, haverá apenas uma etapa, a terceira do calendário, a ser disputada em 18 de fevereiro em Buenos Aires.