Faz quatro anos que a Audi apresentou o seu primeiro SUV 100% elétrico, o e-tron – que já vendeu 150 mil unidades no mundo. Pois a marca alemã apresentou a reestilização do modelo, que conta com mais tecnologias e a nova linguagem visual dos carros a baterias da Audi. Como é o caso do novo logotipo, por exemplo. Para isso, o utilitário também trocou de nome. A partir de agora, o SUV elétrico passa a se chamar Q8 e-tron, herdando a sigla do seu modelo com motor a combustão. Portanto, passa a ser o veículo topo de linha das montadora de luxo.
A mudança aconteceu porque a Audi vai lançar outros carros elétricos, como o Q6 e-tron, que chegará em breve no mercado. Além dele, há o e-tron GT e o Q4 e-tron. Assim, estabelece nova nomenclatura. De acordo com a fabricante, o novo Q8 e-tron chega às lojas da Europa no começo de 2023. No entanto, já está disponível em pré-venda com preço inicial de 74,4 mil euros. Ou seja, o equivalente a R$ 386 mil na conversão direta e sem impostos.
A renovação do Q8 e-tron, que conta com as carrocerias SUV e Sportback, também vai chegar aos Estados Unidos. Mas, o valor não foi revelado até o momento. No Brasil, por enquanto, não há previsão de lançamento do utilitário. Mas é certo que o SUV virá renovado para cá, o que deve acontecer até o segundo semestre de 2023.
Três configurações
O Q8 e-tron estreou com três opções de motor na Europa. A tração é integral em todas. A mais básica é a 50, que conta com dois motores elétricos – um em cada eixo. Dessa forma, entregam 340 cv de potência e 67,7 mkgf de torque. Com esse conjunto, o modelo tem autonomia de 491 km no SUV e de 505 km no Sportback. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6 segundos.
Já a variante intermediária, chamada de 55, traz o mesmo conjunto elétrico, mas com 408 cv de potência. O torque também permanece com 67,7 mkgf. Nesse caso, o zero a 100 km/h é cumprido em 5,6 s. Por sua vez, a autonomia é de 582 km para o SUV e de até 600 km para o Sportback, graças ao novo pacote de baterias de 106 kW. Um ponto importante é que a Audi fez alterações nos motores elétricos. Agora, contam com 14 bobinas em vez de 12. Assim, entrega mais torque e força com menos energia.
Por fim, tem a versão topo de linha S. Embora tenha o mesmo conjunto de baterias de 106 kWh, a variante tem três motores. Dessa forma, alcança 503 cv de potência e um torque parrudo de 99,2 mkgf. Para preservar o desempenho, a autonomia cai um pouco. O SUV roda até 494 km, enquanto a carroceria Sportback faz 513 km com a carga completa. A velocidade máxima é limitada em 210 km/h e o modelo leva 4,5 segundos para chegar aos 100 km/h.
Carregamento
Para acompanhar as adaptações, a Audi melhorou o sistema de gerenciamento de carga do Q8 e-tron. Agora, tem recargas mais rápidas. Para se ter uma ideia, pode recuperar de 10 a 80% da capacidade das baterias em cerca de 31 minutos. A recuperação em carregadores do tipo Wallbox (de parede) também não deixa a desejar. De acordo com a montadora, o SUV atinge uma carga completa em cerca de 6h nesse tipo de equipamento.
Design moderno
Em relação ao visual, o Q8 e-tron manteve muito das características do antecessor. No entanto, trouxe novidades importantes. É o caso, por exemplo, da nova grade frontal iluminada por um filete de LEDs – que conecta aos faróis. A peça também abre e fecha automaticamente para melhorar o fluxo de ar. Da mesma forma, os para-choques dianteiro e traseiro receberam leves alterações. Além disso, há o nome da Audi nas colunas centrais do SUV.
Dentro da proposta de “carbono zero”, a Audi inseriu materiais recicláveis no Q8 e-tron. Na cabine, por exemplo, há acabamentos feitos com garrafas PET recicladas. Os bancos, por sua vez, imitam couro com um tecido sintético chamado Dinamica, que também utiliza garrafas de plástico como matéria prima. Ao todo, são 4,9 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,62 m de altura.
Em relação às tecnologias, o SUV conta com um pacote avançado de recursos de semiautônomos que incluem assistente de baliza. Ou seja, manobra o carro de forma automática. Ele também tem freio de mão eletrônico, desliga os motores e destrava as portas. No mais, há itens como teto solar panorâmico e ar-condicionado de quatro zonas.
Outros ajustes
O Q8 e-tron recebeu mais alguns ajustes para melhorar o desempenho. Entre eles, a suspensão de ar recalibrada para melhorar a dinâmica. Além disso, a direção elétrica está mais rígida na dianteira. Segundo a própria fabricante, o coeficiente aerodinâmico (Cx) melhorou e varia entre 0,24 e 0,28. A Audi também diz que reduziu o nível de ruídos internos envolvendo os motores com espuma acústica e instalando mantas de microfibra.