
No ano passado, a Audi realizou estudos para produzir o Q2 no Brasil. O modelo, com porte semelhante ao de Honda HR-V e Jeep Renegade, é o primeiro utilitário compacto de uma marca de luxo e bastante adequado ao mercado nacional, já que o seu segmento é o que mais cresce no Brasil.
A crise político-econômica brasileira, porém, levou a Audi a paralisar seus planos. “A situação é crítica e temos dificuldades em aprovar além do que já foi aprovado”, explica o vice-presidente de compras da montadora, Bernd Martens, que foi o mentor da retomada nas atividades da fábrica da empresa em São José dos Pinhais (PR). Desde outubro do ano passado, a planta produz o A3 Sedan.
E, de acordo com Martens, a fabricação local do Q3 começa ainda neste mês. Diferentemente do que ocorreu com o A3 Sedan, o utilitário não terá mudanças na suspensão, câmbio e motor. Ele será idêntico à versão atualmente importada da Europa.O motor 1.4 a gasolina, inclusive, será mantido. No sedã, o propulsor é flexível.
Quanto ao Q2, nem mesmo sua importação está confirmada, por ora. De acordo com Martens, por causa da baixa cotação do real em relação ao dólar, seu preço ficaria pouco competitivo. “Importado, ele seria um modelo de nicho”.
Quanto ao A4, modelo mais vendido da Audi no mundo, por ora ele será apenas importado – a nova geração chega nos próximos meses. Diferentemente de seus dois principais rivais: o BMW Série 3 é nacional desde 2014, enquanto o Mercedes-Benz Classe C começa a ser montado no País neste ano.
“Acho que o A4 será bem competitivo. Vamos medir a reação do público (à versão importada). Depois, veremos o que acontece”.
Apesar da crise e da queda de 30% nas vendas do mercado de luxo registrada em janeiro – na comparação com o mesmo mês de 2015 -, a Audi planeja registrar um leve crescimento no País final de 2016. Além disso, a marca mantém seu plano de atingir a produção de 26 mil unidades no País. Para 2016, a meta é fabricar 10 mil modelos.
As exportações, porém, estão por ora descartadas. “Só faria sentido se fosse para países da América do Sul, e a maioria também está com problemas econômicos”, explica Martens. “Para outros países, importar da Europa é mais competitivo.
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas
Audi Q2
Audi Q2 é o novo crossover da marca alemã. Ele completa a linha que já contam com Q3, Q5 e Q7 e será equipado com motores a gasolina e diesel - turboalimentados - de três ou quatro cilindros. A tração será dianteira ou integral para as versões de topo e o câmbio manual de seis ou automatizado de sete marchas