Pensou que, na Audi, a onda de modelos SUV-cupê pararia na dupla e-tron Sportback e e-tron Sportback S? Nada disso. A marca das quatro argolas quer mais e acaba de lançar o Q5 Sportback. Na Alemanha, o modelo chega às lojas no primeiro semestre do ano que vem.
O novato, que sai da linha de montagem na fábrica de San José Chiapa, México, tem como uma das principais características visuais a enorme grade em formato octogonal que invade o para-choque dianteiro. Os faróis são iluminados por LEDs. O a tecnologia Matrix é oferecida nas versões mais caras.
As rodas têm opções entre 18 e 21 polegadas. A caída da terceira janela lateral e o vidro traseiro inclinado rendem toque especial ao Q5 Sportback, que tem para-choque traseiro alto para dar mais robustez. E é justamente pela coluna C inclinada que o Q5 Sportback se diferencia. As lanternas traseiras podem receber tecnologia OLED, que contém três tipos de luzes diferentes.
Leia Mais
Mais segurança no Q5 Sportback
Além disso, o modelo inova em segurança. Caso algum veículo se aproxime a menos de dois metros de distância enquanto o Q5 Sportback está estacionado, ele emite uma série de avisos de proximidade por meio das lanternas, alertando o motorista desatento.
Em medidas, são 4,69 metros de comprimento (7 milímetros mais comprido do que o Q5 convencional). Largura e altura são idênticas, assim como a distância entre-eixos, de 2,82 m. De acordo com a Audi, por conta do perfil mais esguio, o coeficiente de arrasto é 0,30. Ou seja, a aerodinâmica é melhor que no “irmão mais velho”.
Por dentro, destaque para o pacote de iluminação ambiente e para o painel de instrumentos virtual com tela de 12,3”. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 10,1”. O sistema MMI de terceira geração permite controle por voz. Neste caso, basta ativar a funcionalidade por meio do comando “Hey Audi”.
Ainda em medidas, o porta-malas tem capacidade para até 510 litros de bagagem. O espaço pode ser ampliado para 1.480 l com o rebatimento do assento traseiro. Este último, aliás, pode ser deslizável (opcional), conferindo 60 litros extras ao bagageiro. A tampa pode ser aberta por meio de gestos, passando o pé sob o para-choque traseiro.
Na lista de opcionais, há sistema de áudio Premium da Bang & Olufsen. São 19 alto falantes. No mais, head-up display, que projeta as imagens no para-brisa, carregamento sem fio para smartphone, teto panorâmico e diversos sistemas de assistência à condução estão disponíveis.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seAssistência à condução nível 2
O Audi Q5 Sportback está equipado com sistema de assistência ao condutor. Em nível 2, a tecnologia pode assumir o controle da aceleração, frenagem e manutenção de faixa. O motorista precisa apenas controlar o volante para manter a orientação. Isso significa que ele traz controle de velocidade adaptativo com assistente de tráfego, leitor de faixa e frenagem autônoma de emergência.
A suspensão é pneumática e adaptativa. Com ela, o eixo traseiro, por exemplo, pode ser rebaixado em 55 mm. Basta pressionar um botão no porta-malas. Isso serve para facilitar o carregamento. Além de mais conforto por usar bolsas de ar, ela se configura de acordo com o piso ou conforme um pré-ajuste escolhido pelo motorista.
A lista de motores é vasta. A começar pela 2.0 turbodiesel de 204 cv e 41 mkgf com tecnologia híbrida leve de 12 Volts. A gasolina, há opções 2.0 quatro cilindros, 3.0 V6 e também híbrido plug-in, o TFSI-e. A transmissão é a automatizada com sete marchas e dupla embreagem. O sistema de tração é o integral no modelo que rivaliza com BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.