Audi lança RS7 Sportback no País

Modelo esportivo com motor V8 4.0 biturbo e 560 cv chega por R$ 624.990

Por 29 de abr, 2015 · 4m de leitura.
Modelo é capaz de fazer 0 a 100 km/h em 3,9 segundos

A Audi está comemorando duas décadas de vendas da linha esportiva RS no Brasil. Por aqui, tudo começou em maio de 1995, com o início de vendas da perua RS2 Avant (que havia sido mostrada no Salão do Automóvel de 1994).

Na época, a RS2 era considerada a perua mais rápida do mundo. Foi desenvolvida em parceria com a Porsche, e entre outras características tinha motor 2.2 de cinco cilindros turbo, capaz de gerar 315 cv e de levar o modelo “familiar” a 100 km/h em 5,4 segundos.


Coincidindo com os 20 anos, a Audi está lançando no País o RS7 Sportback, o mais novo integrante da família RS. Equipado com motor 4.0 V8 biturbo, de 560 cv, o modelo é capaz de fazer 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Assim, em 20 anos, a potência subiu 245 cv, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixou 1,5 segundo. O RS7 custa R$ 624.990.

O modelo compartilha a mecânica com a perua RS6 Avant (confira a avaliação do modelo). Além da esportividade, esse motor tem tecnologias como desligamento de cilindros. Em caso de condução econômica (velocidade de cruzeiro, por exemplo), quatro cilindros são desativados, para economia de combustível. O câmbio Tiptronic tem oito marchas e alavancas no volante. A tração Quattro é permanente, e os freios são de cerâmica. Os outros modelos da linha RS atualmente à venda no Brasil são a RS4 Avant, o RS5 Coupé e o RS Q3.

Cronologia


Depois da pioneira RS2, a saga esportiva da Audi continuou com o S6 plus, em 1996. O modelo ainda não trazia o emblema RS, mas foi o primeiro Audi manufaturado pela divisão quattro.

Em 2000, chegou a RS4 Avant. No lugar da Porsche, dessa vez a parceira no desenvolvimento foi a inglesa Cosworth. O resultado foi um motor 2.7 V6 biturbo de 380 cv, capaz de levar a perua a 100 km/h em 4,9 segundos.

A sigla RS vem do alemão Rennsport, e pode ser traduzida como automobilismo esportivo.