A Audi revelou a aguardada versão esportiva do A8, o S8. O maior sedã da marca ganhou tratamento esportivo e um V8 biturbo de 4,0 litros e 580 cv. Apesar da cavalaria sob o capô, o S8 mantém o visual discreto que fez sucesso nos S8 anteriores. E toda essa elegância deverá ser apresentada ao público do Salão de Los Angeles, que abre as portas nesta semana.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Os quase 600 cv fazem o modelo ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, a qual o super sedã não deverá ter dificuldades de atingir. A tração é sempre integral, como em todos os Audi de alta performance.
Discreto, o modelo tem apenas emblemas S8 na traseira e na grade frontal. As saias laterais são ligeiramente mais pronunciadas e as rodas têm braços mais abertos. Alguns detalhes pintados de cinza fosco também denunciam de que se trata da versão mais forte do A8.
O V8 tem sistema de desativação de cilindros para economizar combustível. O sistema elétrico também é de 48 volts para deixar o motor menos gastão. Com ele, o V8 pode ser desligado antes da parada completa do carro e até mesmo com o S8 em movimento em velocidades constantes.
S8 prevê curvas
A suspensão também ganhou amplas melhorias. O sistema pode antever curvas no caminho com cruzamento de dados do GPS e preparar o sedã para uma estrada sinuosa. Há também esterçamento das rodas de trás, que deixam o modelo mais ágil na estrada e melhor de manobrar em baixas velocidades.
O S8 deverá começar a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos em 2020. Os preços não foram revelados, mas certamente ficarão acima dos 100 mil euros (R$ 500 mil em conversão direta).