Você está lendo...
Audi mostra o estiloso Q3 Sportback
Notícias

Audi mostra o estiloso Q3 Sportback

Com mesma base do SUV, Q3 Sportback tem estilo de cupê inspirado pelo Q8

Redação

24 de jul, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

q3 sportback
Q3 SPORTBACK
Crédito:AUDI/DIVULGAÇÃO

A Audi mostrou as primeiras imagens do Q3 Sportback, a versão mais estilosa do seu SUV compacto Q3. O modelo tem visual inspirado no do "irmão" maior Q8. O destaque é a parte traseira do teto, que lembra um cupê..

Com isso, o Q3 Sportback tem apelo mais esportivo que o utilitário do qual deriva. A grade dianteira, na cor preta difere da utilizada no SUV Q3, cujo acabamento é cromado. Já as entradas de ar nas extremidades do para-choque têm o mesmo desenho nos dois modelos. De série, há itens como rodas de liga leve de 20 polegadas e faróis de LEDs Matrix.

Atrás, a mudança ficou restrita à parte superior. O Q3 Sportback compartilha as lanternas com o SUV, assim como a tampa do porta-malas. O bagageiro, aliás, tem os mesmos 530 litros do Q3 "normal". Com o banco traseiro rebatido, a capacidade do bagageiro é de 1.400 litros, ante 1.525 l do SUV. Isso é resultado do desenho mais inclinado do teto.

Publicidade


Por dentro, há painel de instrumentos é virtual e configurável com tela de 10,25 polegadas de série. Opcionalmente o sistema pode ter 12,3". A tela da central multimídia, por sua vez, tem 10,1". Entre os opcionais destacam-se itens como acionamento elétrico da tampa do porta-malas, iluminação interna com 30 variações de cores e bancos esportivos. Os assentos também podem ter sistema de aquecimento.

Motor 2.0 pode ser a gasolina ou diesel

O novo Audi será oferecido inicialmente com duas configurações de motor 2.0 turbo. A versão a gasolina gera 230 cv e a turbodiesel, 150 cv. Para a primeira, a tração é integral e para a turbodiesel a tração é dianteira. O câmbio é sempre automatizado de sete marchas e dupla embreagem.


Em breve o Q3 Sportback terá uma opção de motor turbodiesel mais potente e outra a gasolina, de entrada na linha. Esta será associada a um sistema híbrido leve de 48V.

q3 sportback
AUDI/DIVULGAÇÃO
Q3 foi feito no Brasil até dezembro

O Q3 Sportback foi criado sobre a plataforma MQB, a mesma usada na segunda geração do Q3. A primeira foi lançada na edição de 2012 do Salão de Xangai, na China. O modelo saiu de linha no final de 2018.


Durante esse período teve motorização 1.4 e 2.0 turbo para as versões normais. Pela primeira vez a Audi também criou uma variante esportiva RS de um SUV, o RS Q3, em 2013. No caso, a marca adotou o cinco cilindros de 2,5 litros do RS3 que rendia 310 cv.

Em 2015, essa versão esportiva passou aos 340 cv no mesmo propulsor. Dois anos depois ganhava uma nova pimenta com a variante Performance, que elevou a potência aos 367 cv.

Entre março de 2016 e dezembro de 2018, o Q3 foi produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O modelo era oferecido com o 1.4 ou 2.0 turbo na versão nacional. Em fevereiro de 2017 ganhava a tecnologia flexível no 1.4.


q3 sportback
AUDI/DIVULGAÇÃO
Deixe sua opinião