A Audi lançou uma nova versão híbrida do Q5 na Europa. O modelo, chamado de Q5 TFSI E Quattro, combina um motor 2.0 turbo a gasolina de 251 cv e a um elétrico de 142 cv. A potência combinada é de respeitáveis 367 cv e o torque chega a 51 mkgf. A versão chega a ser mais potente do que a esportiva SQ5, que tem 354 cv.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo a Audi, o conjunto é suficiente para levar o Q5 de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é de 239 km/h. A tração integral é controlada eletronicamente e pode até mesmo mandar força apenas para as rodas dianteiras para economizar combustível.
Q5 tem consumo comedido
A marca promete ainda baixo consumo na nova versão híbrida. De acordo com a Audi, a nova variante do SUV consegue rodar até 47,6 km/l no ciclo combinado. O número pode ser conseguido com as baterias totalmente carregadas e o Q5 alternando entre os motores a gasolina e elétrico.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
Apenas com a carga das baterias, o SUV consegue rodar cerca de 40 quilômetros. A velocidade máxima é de 135 km/h antes que o 2.0 entre em ação. O pacote de baterias tem 14,1 kWh de capacidade e fica alojado sob o porta-malas. O modelo ainda pode ser recarregado na tomada. Com 400V, são necessárias duas horas. Numa tomada residencial o tempo de recarga sobe para seis horas.
Por fora, não há mudança em relação às outras versões do Q5. Apenas o emblema 55 TFSIe identifica a versão híbrida. O modelo já está à venda na Europa por 60.450 euros, cerca de R$ 275 mil em conversão direta.