A Audi acelerou o lançamento de sua linha de SUVs na reta final do ano. Depois de apresentar Q7 e Q8 reestilizados, chega agora ao País o inédito Q6 e-tron, que como o sobrenome entrega, é o único elétrico da turma. Assim, torna-se o terceiro modelo da marca movido a eletricidade no mercado brasileiro, juntando-se a Q8 e-tron (e suas variantes Sportback e SQ8) e e-tron GT (que também tem uma opção esportiva RS).
Apesar de estar em pré-venda desde setembro, o SUV desembarca por aqui somente entre o fim deste mês e o início de dezembro, então os compradores ainda precisam esperar um pouquinho. São duas configurações disponíveis: Performance, que parte de R$ 529.990, e Performance Black, por R$ 569.990. Os valores são promocionais neste período de venda antecipada – depois, os preços passam a ser R$ 559.990 e R$ 599.990, respectivamente. A diferença entre as versões está na lista de equipamentos, já que a mecânica é exatamente a mesma.
Design e dimensões do Audi Q6 e-tron
O estilo do Q6 e-tron não foge muito da receita dos demais SUVs da Audi, mas com suas características próprias. Há uma grande grade dianteira – fechada, nesse caso, por se tratar de um elétrico – com um aplique preto brilhante ladeada por farois finos de LED. Mas no caso do novato, as luzes podem ser programadas para receber diferentes padrões de iluminação. Já na traseira, uma barra de LED une as lanternas full LED que também tem animações.
Em termos de medidas, o veículo tem 4,77 metros de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 m de altura e 2,89 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço para quem viaja atrás. Além disso, seu porta-malas tem 526 litros, mas pode chegar a 1.529 litros com os bancos rebatidos. Por fim, há ainda um compartimento com 64 litros extras na frente, onde ficaria o motor a combustão.
Interior e equipamentos
Na cabine, o acabamento é de primeira linha, com materiais de qualidade ao toque. O destaque fica para a tela dupla que integra o famoso Audi virtual cockpit, o painel de instrumentos digital da marca, e a tela da central multimídia de 14,5” com assistente de voz. De acordo com a Audi, a curvatura da peça combinada à iluminação interna faz o conjunto parecer “flutuar”. Quem sentar no banco do passageiro também poderá ter à disposição uma tela separada de 10,9″, mas com sistema de privacidade, impedindo a visualização do motorista para evitar distrações.
A lista de equipamentos traz o que normalmente se espera de um carro dessa categoria, como ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista e acabamento de couro. Há também porta-malas elétrico com sistema hands-free, carregador de celular por indução e teto solar panorâmico, por exemplo. A versão de topo Performance Black acrescenta ainda head-up display com realidade aumentada, sistema de som Bang&Olufsen, pedaleiras de aço inoxidável e rodas de alumínio Audi Sport de 21″.
No quesito segurança, há nove airbags, assistente de troca de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmera 360°; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência. Mas uma das coisas mais legais que o carro tem são os joguinhos que aparecem no head-up display. São duas opções (uma com uma espaçonave e outra uma espécie de squash) que são controladas por meio das borboletas para trocas de marcha.
Mecânica do SUV
Construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês), exclusiva para modelos elétricos, o Q6 e-tron traz dois motores elétricos, um em cada eixo (síncrono na dianteira e assíncrono na traseira), alimentados por uma bateria de 100 kWh. Desse modo, entregam 387 cv de potência e 54,5 mkgf de torque combinados. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos e a velocidade máxima chega a 210 km/h, limitada eletronicamente.
A arquitetura de 800 V permite picos de carregamento em 70 kW em corrente contínua, permitindo carga de 10% a 80% em 30 minutos. Com esse conjunto, o alcance chega a 411 km, conforme as medições do Inmetro.
Primeiras impressões
Bom, difícil falar de impressões ao dirigir quando o contato com o carro se resume a alguns exercícios em pista fechada – onde são as fotos que ilustram a matéria, inclusive. Dessa forma, não foi possível sentir como o Q6 se comportaria no dia a dia, em trechos urbanos ou estradas, por exemplo. Mas deu para perceber que alguns recursos são bem estruturados, como uma frenagem eficiente, a aceleração forte típica dos elétricos ou uma inclinação moderada em slalom ou desvios bruscos. Também tem boa dinâmica em pisos molhados – afinal, a consagrada tração quattro faz parte de seus inúmeros recursos. Mas é basicamente o que deu para extrair da dirigibilidade do SUV em aproximadamente dois minutos ao volante. É, esses “test-drives” estão cada vez mais condensados.
Fora essa parte de condução, podemos falar sobre outras características do modelo, que tem alguns toques únicos. Assim, dá para dizer que o Q6 parece ser um novo passo para a Audi, mesmo que ele conserve o DNA típico da montadora, mas de uma forma, digamos, modernizada. Ele tem diversas tecnologias novas da marca, pelo menos no que diz respeito ao Brasil, além de uma construção caprichada e ótimo acabamento. Os joguinhos acabam sendo a cereja do bolo: enquanto a indústria não arruma uma forma de carregar a bateria com mais rapidez, o motorista pode se distrair por um bom tempo sem nem precisar sair de seu carro. E é bem divertido (especialmente o da nave). Nada mais justo para um carro de mais de meio milhão de reais.
FICHA TÉCNICA
Audi Q6 e-tron Performance Black
- Motor: Dois elétricos de 197 cv, um em cada eixo, síncrono na frente, assíncrono atrás
- Potência: 387 (combinada)
- Torque: 54,5 mkgf (combinado)
- Câmbio: automático, 1 marcha; tração integral quattro
- Dimensões: 4,77 m (comprimento), 2,19 m (largura), 1,68 m (altura) e 2,89 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 526 litros
- Autonomia: 411 km (Inmetro)
- Peso (ordem de marcha): 2.325 kg
- Preço sugerido: R$ 569.990
Siga o Jornal do Carro no Instagram!