Seguindo a mesma linha do novo Q7, a Audi traz também ao Brasil o Q8 de cara nova. O SUV a combustão de topo da marca (sem contar a linha esportiva RS) recebe uma reestilização de meia vida, mas com mudanças pontuais no design. O que mais chama a atenção entre as novidades é o conjunto óptico que pode ganhar quatro tipos de assinatura luminosa, tanto na dianteira quanto na traseira. Já a mecânica permanece inalterada.
Contudo, a Audi reposicionou o modelo, que agora está disponível em apenas uma versão (eram duas): Performance Black, que custa salgados R$ 774.990. Entre as principais diferenças no visual estão os logotipos e o acabamento da grade na cor preta, faróis com nova disposição e entradas de ar maiores. Os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados e há mudanças no difusor traseiro e nas saídas de escapamento. Por fim, há novas rodas Audi Sport de 23″. Ou seja, o facelift foi extremamente minimalista, apenas um refinamento do design anterior.
Mecânica do Audi Q8 não muda
Sob o capô o Q8 mantém o mesmo conjunto de quando chegou ao Brasil pela primeira vez, em 2019. Trata-se do 3.0 V6 turbo de 340 cv de potência e 50,1 mkgf de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração integral quattro. O carro traz ainda de um sistema híbrido leve, que combina o motor a combustão a um sistema elétrico de 48V para auxiliar na eficiência. Entre 55 e 160 km/h, por exemplo, o veículo pode se deslocar com o motor a combustão desligado. De acordo com a Audi, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos – 0,3 segundo a menos que o antecessor por conta de uma recalibração de software. Já a velocidade máxima é de 210 km/h.
Nas medidas, tudo continua igual também. São 4,99 metros de comprimento, 2,19 m de largura, 1,70 m de altura e bons 3 m de distância entre os eixos, o que garante um ótimo espaço interno, sem apertos para quem vai atrás. O porta-malas também é bastante generoso, com 605 litros de capacidade. Com os bancos rebatidos, esse volume pode chegar a 1.755 l. A abertura, por sua vez, pode ser feita por meio do sistema hands free, no qual você passa o pé sob o para-choque e a tampa levanta automaticamente.
Interior tecnológico e refinado
Umas das grandes novidades na cabine do Q8 são os novos bancos superesportivos, os mesmo usados no RS Q8. Eles são revestidos de couro Valcona e trazem costuras na cor cinza em formato de diamante. Além disso, o carro vem com kit S line para deixá-lo com visual mais esportivo, então o emblema S também aparece gravado nos encostos.
O quadro de instrumentos digital de 12,3”, que atende pelo nome virtual cockpit, tem nova visualização de área, com gráficos bem definidos e de fácil leitura. Complementa o painel a central multimídia MMI de 10,1” com navegação e mapas 3D, além de conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O ar-condicionado de quatro zonas também tem sua própria tela de controle, deixando o visual interno bastante tecnológico. Para fechar a lista há som da grife dinamarquesa Bang & Olufsen com 17 alto-falantes, teto solar panorâmico e pacote de luzes internas com 30 cores disponíveis.
Lista de equipamentos recheada
Não é preciso nem dizer que um carro desse segmento recebe todos os sistemas de assistência à condução do catálogo da marca. Na lista há controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa, monitor de ponto cego, assistente de tráfego reverso, pre-sense dianteiro e traseiro, só para citar o básico. Câmera 360o, faróis Full LED Matrix HD com luzes dinâmicas, lanternas de OLED com quatro opções de design e sistema de estacionamento automático também estão presentes entre os itens de série.
Mas outros dois equipamentos se destacam e merecem ser mencionados. O primeiro é o eixo traseiro dinâmico, que esterça as rodas traseiras em até cinco graus. Esse recurso ajuda em manobras, além de fornecer mais estabilidade em curvas. Já o segundo é a suspensão a ar, que pode elevar a carroceria em até 50 mm para atravessar trechos mais esburacados ou fora de estrada, ou baixá-la em até 40 mm em situações de velocidade mais alta, deixando o veículo grudadinho no chão. Essas mudanças podem ser controladas na central multimídia e alteram a dinâmica de forma bem perceptível.
Mesmo sendo bastante completo, o Q8 tem alguns opcionais na lista. Head up display (R$ 16 mil), assistente de visão noturna Night Vision (R$ 24 mil), faróis digitais Matrix com luzes a laser (R$ 26 mil) e capas dos retrovisores de fibra de carbono (R$ 8 mil) podem deixar o SUV ainda mais recheado. Por fim, há três novas opções de cores no catálogo (azul Ascari, vermelho Chilli e bege Sakhir, o modelo das fotos) e interior com acabamento cinza ou preto. Outra boa notícia é que a garantia passa de dois para três anos na linha 2025.
Ao volante do novo Audi Q8
Dirigir o Q8 é uma grata surpresa. Apesar de seus quase cinco metros de comprimento e mais de duas toneladas, o carro tem uma ótima dirigibilidade, seja em estradas lisas quanto em trechos mais acidentados. Claro que, por seu porte, ele sofre um bocado quando uma arrancada mais rápida se faz necessária, aumentando o rugido do motor, que invade a cabine. A impressão é de que o câmbio e o V6 se desencontram momentaneamente, mas é só o SUV ganhar mais velocidade para que os dois se encaixem de forma harmoniosa na sequência. Ou que os 340 cv sejam pouco para o grandalhão afinal…
Elogios não faltam para o sistema de suspensão muito bem ajustado e que mostra a diferença com a calibração de altura. Desse modo, é divertido acompanhar o sobe e desce da carroceria quando você precisa passar por diferentes trechos. Também é notável, por exemplo, a atuação do eixo traseiro dinâmico. Saindo do estacionamento em uma curva bem fechada e estreita, o Q8 não se fez de rogado e passou pelo espaço sem que fosse preciso nem dar uma rezinha para alinhar o veículo.
No fim das contas, não há como negar que o Q8 é um baita carro. Conforto interno de sobra, comandos simples de mexer e bem à mão e um acabamento de primeira linha impressionam à primeira vista. Entretanto, é ao dar partida e começar a rodar que você percebe como a mecânica alemã oferece uma condução prazerosa e com toques de sofisticação dificilmente encontrados em boa parte dos carros atuais. Mas para isso o valor cobrado é alto e pode assustar quem deseja tê-lo em sua garagem.
Pontos positivos
O Q8 oferece muita tecnologia, conforto interno e acabamento de primeira linha, além de ter ótima dirigibilidade
Pontos negativos
O carro parece “pesadão” nas arrancadas; preço alto do SUV e dos equipamentos opcionais assusta
FICHA TÉCNICA
Audi Q8 Performance Black quattro 2025
- Motor: 3.0, V6, turbo, injeção direta, gasolina
- Potência: 340 cv entre 5.000 rpm e 6.400 rpm
- Torque: 51 mkgf entre 1.370 rpm e 4.500 rpm
- Câmbio: automático, oito marchas; tração integral
- Dimensões: 4,99 m (comprimento), 2,19 m (largura), 1,70 m (altura) e 3 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 605 litros
- Tanque de combustível: 85 litros
- Peso (ordem de marcha): 2.340 kg
- Preço sugerido: R$ 774.990
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